A Gripe e a Gestão

A Gripe e a Gestão

Uma comparação boba para alguns, mas os elementos que nós utilizamos para tentar evitar os sintomas da gripe tem muito com o que acontece nas empresas em termos de gestão.

Podemos dar 3 elementos básicos para tentar sairmos dos sintomas da gripe:

1. Descansar;

2. Remédios Caseiros;

3. Remédios prescritos por médicos;

Se analisarmos estes três elementos poderemos identificar que as empresas passam por estes sintomas diariamente.

Descansar

Parece impossível descansar combinar com o sucesso da empresa. Não o descansar em si, mas a análise do descanso faz. Ao descansar tornamos claros os momentos de dificuldade e principalmente dos problemas. Uma mente gripada não produz, assim como um gestor cansado, estressado e nervoso não é útil ao propósito da empresa.

Um axioma que gosto muito é do Marques de Alorna: Sepulte os mortos, cuide dos vivos e feche os portos. Leia um artigo sobre este assunto aqui.

Em momentos de dor, dificuldade e cabeça cheia, enterre as decisões que não podem mais ser mudadas, cuide daquelas decisões que ainda estão ao seu alcance e procure não abraçar o mundo, por maior que seja sua vontade e coração é impossível fazer tudo ao mesmo tempo.

Remédios Caseiros

Todos temos uma boa receita para gripe não é? De chás até a cebola nos pés. Já ouvi de tudo. Mas, o que eficientemente dá certo? Alguns destas ideias e medicamentos dão efetivamente certo e são uma ótima oportunidade de resolver os sintomas da gripe. Outros, realmente é difícil de imaginar a solução e aplicação.

O mesmo vale para o universo empresarial.

Apostar na equipe interna, treinar o pessoal, buscar qualifica-los muito bem, são excelentes remédios caseiros que dão resultado.

Todavia, apenas treinar por treinar, sem selecionar bem equipe, sem promover planos de carreira, enfim, sem análise crítica, não há como obter sucesso mesmo.

Remédios Prescritos por Médicos

Quando ficamos doentes primeiro tomamos os remédios que conhecemos, depois perguntamos aos amigos o que eles tomaram e experimentamos. Somente se tudo isto falhar, procuramos um especialista.

Nas empresas, temos o mesmo sintoma.

Os gestores procuram de todas as formas resolver os problemas do dia a dia com seus conhecimentos e de seus amigos. As vezes, nada funciona. Neste caso a única solução é chamar um especialista.

Não deixe a empresa entrar em colapso, a situação se agravar e tudo parecer perdido, ou seja, não deixe para ir para o hospital quando o coração parar, pois poderá não dar tempo de salvar a vida…

Em síntese,

Com gripe e sem gestão, a empresa não tem solução.

Buscando uma resposta?

Aplique seus remédios caseiros, consulte seus amigos, se não obtiver sucesso, procure um especialista.

Somente com conhecimento, estratégia e visão, aliados a prática aplicada podemos resolver os problemas.

Escrito por Gustavo Rocha
Diretor da Consultoria Gestão.Adv.Br
www.gestao.adv.br

Deixe uma resposta