terça-feira , 24 outubro 2017
Capa > Empresas & Negócios > As particularidades do marketing para o agronegócio

As particularidades do marketing para o agronegócio

De grande missão social e institucional, o marketing para o agronegócio requer cuidados especiais

 

O marketing pode ser considerado, de maneira simplista, uma arte incumbida de gerar valor e potencializar vendas para que, em uma ação bem-sucedida, gere lucro. Quando relacionado ao agronegócio, o marketing se torna algo muito além de apenas promoção ou geração de lucros, pois exige uma reflexão quanto a este segmento, que é responsável, entre outras coisas, por alimentar pessoas e famílias.

Seja o pequeno produtor que distribui seus produtos pela vizinhança ou a grande empresa responsável por abastecer inúmeras redes de supermercados, a responsabilidade é a mesma: oferecer produtos de qualidade e procedência. Atualmente, a preocupação da população tem crescido quanto à saúde e, consequentemente, a atenção à alimentação ficou muito maior.

Quando se fala em marketing para o agronegócio, na hora de idealizar qualquer ação, todos estes fatores devem ser levados em consideração. E isso é feito de maneira muito melhor quando uma agência especializada em marketing para o agronegócio realiza o projeto, já que possui toda a bagagem e especialização necessária para desenvolver a ação mais adequada para cada caso.

 

Combinando o marketing com o agronegócio

Muitas pessoas envolvidas com o agronegócio não enxergam o marketing como um investimento importante para o crescimento da empresa, porém, o marketing utiliza de diversas ferramentas que, quando bem trabalhadas, são capazes de maximizar os resultados obtidos.

Rosana Rocha, sócia-proprietária da agência 2 Design e Comunicação explica: “O objetivo é conectar consumidores e empresas. Para fazer isso da melhor maneira, é essencial conhecer sua demanda e qual a melhor maneira de gerar resultado”. Com esse processo, é possível identificar as carências de cada empresa e realizar um planejamento com foco nessas necessidades. “A personalização de cada projeto é necessária para adequar as ações de maneira coerente aos objetivos de cada empresa, o que nos permite alcançar sempre os melhores resultados ao final”, finaliza Rosana.

O agronegócio exige da agência uma comunicação simplificada e objetiva para que possa levar ao cliente todas as informações em uma linguagem que o alcance positivamente, dentro daquilo que precisa ser passado. Portanto, é fundamental ter o apoio de uma agência especializada no assunto e que tenha o know-how necessário para comunicar da melhor maneira possível, como exemplifica Rosana: “Nós da 2 Design e Comunicação estamos sempre atentos sobre novos eventos no meio agrícola, para que possamos participar e observar de perto o comportamento das pessoas com quem iremos nos comunicar, levando em conta as particularidades e hábitos das diferentes regiões do Brasil em sua grande extensão e diversidade”.

Rosana destaca ainda a peculiaridade que é trabalhar o marketing para o agronegócio. “Trabalhar com o agronegócio é sempre um desafio, pois apesar de requerer uma linguagem simples, demanda também muita criatividade nas ações desenvolvidas, para que possamos surpreender e alcançar nossos objetivos”, define.

 

Valores agregados

As vantagens que o marketing oferece para o agronegócio são muitas, podendo aumentar o valor da marca, melhorar o relacionamento com o cliente e, principalmente, gerar reconhecimento pelo trabalho realizado, potencializando o faturamento.

Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação 360º, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.

Informações para Imprensa

* 2 Design e Comunicação

https://www.facebook.com/2designcomunicacao/

http://2design.com.br/

Sobre Rodrigo Carvalho

Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru. Jornalista graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica. Proprietário da Carvalho Assessoria – prestação de serviços em Assessoria de Comunicação Empresarial para diferentes segmentos corporativos. Assessor de Imprensa da AD Corretora de Seguros. Assessor de Comunicação da Andriotti & Castro Consultoria. Assessor de Imprensa dos eventos ‘Festieco’ (edições 2012 e 2013) e ‘Viva Bauru’ (edição 2012) organizados pela agência Projeto Cidade (Grupo Cidade). Assessor de Imprensa do projeto de Educação Ambiental ‘OLHAR VERDE’ (2013). Autor do livro Um Grande Sonho – Editora Paulinas.

Check Also

Grupo New Space anuncia Arthur Dinóla como novo Diretor Executivo

Profissional com mais de 30 anos de experiência chega com a responsabilidade de ampliar o …

Deixe uma resposta