terça-feira , 20 Fevereiro 2018
Capa > Empresas & Negócios > Cinco dicas para empreender com sucesso em espaços de coworking

Cinco dicas para empreender com sucesso em espaços de coworking

A crescente velocidade com que a espécie humana se desenvolve faz surgir a cada dia novas atividades e oportunidades a desbravar no mundo dos negócios. Criado em 2005 por um norte-americano que decidiu dividir o apartamento para trabalhar com amigos, os espaços de coworking têm acompanhado essa evolução e se firmado cada vez mais como ótima opção para quem deseja empreender com criatividade, sem arcar com os elevados custos que acompanham modelos m ais tradicionais de negócios.

Com base em sua experiência à frente da empresa HLS, que completa um ano como primeiro coworking de beleza do Brasil, o empresário e arquiteto Xico Ekman dá cinco dicas para empreender com sucesso em espaços compartilhados de trabalho.

1) Economia

Além de oferecer toda infraestrutura de suporte profissional e um local físico para trabalhar, atender clientes e fazer reuniões, a economia para o bolso e a perspectiva de autonomia financeira são fatores atraentes. Coworkings oferecem planos bem flexíveis de locação, inclusive por hora – algo que passa bem longe dos engessados contratos de aluguel com cláusulas sobre pagamentos e multas  de rescisão antes do período.

2) Liberdade
No coworking, o empreendedor é o mestre de seu domínio, com autonomia para escolher carga horária e dias de trabalho, possibilitando assim conciliar a iniciativa empreendedora com trabalhos que por ventura exerça em paralelo. E, verdade seja dita: quanto maior a segurança e a flexibilidade, maior a gana empreendedora para correr atrás dos próprios sonhos.

3) Networking

Uma das principais vantagens dos espaços compartilhados é a socialização que o ambiente propicia. A comunicação e a troca de ideias são espontâneas entre os profissionais, expandindo horizontes e contatos. Coworkings também são ótimos para turbinar a criatividade. Estar ‘antenado, atento e aberto’ faz a diferença e facilita qualquer relação.

4) Estilo de Vida

Empreender é pesquisar, estudar, planejar, correr atrás e botar a mão na massa para produzir, sem preguiça. É apostar na valorização profissional e na geração de oportunidades. Nesse sentido, o coworking subverte e muda a atual lógica de business, favorecendo o empreendedorismo e a possibilidade de praticar valores mais justos de mercado. Isso não tem nada a ver com sorte. Empreender é um estilo de vida. Mas, se ainda assim quiser usar a palavra ‘sorte’, lembre-se que sorte só existe quando o preparo encontra a oportunidade.

5) Oportunidade
O futuro é vasto demais para ser calcado em apenas um padrão dominante. O coworking é um dos modelos que mais vem se estabelecendo a nível global como base possível e inteligente nas relações de trabalho, encontrando e oferecendo oportunidades possíveis e adequadas para diversas atividades. Ainda há muito a analisar em relação às possibilidades e a tudo que pode ser feito em termos de coworking. O que vem pela frente, nesse mercado, vai nos deixar sem fôlego. Acredite!

*Xico Ekman é Sylvio Jaguaribe Ekman, arquiteto, trabalha com Estética Cognitiva e desenvolve Atmosferas Híbridas. É entrepreneur e sócio-proprietário do HLS Coworking, primeiro coworking voltado a profissionais de beleza do Brasil.

Quer mais dicas de Xico Ekman? Converse com ele no HLS Coworking (www.hlscoworking.com.br)

 

 

Sobre Renata Bosco

Check Also

As características do seguro auto para pessoas com deficiência

Com isenções e particularidades, algumas seguradoras oferecem serviços diferenciados para esse público No Brasil quase …

Deixe uma resposta