terça-feira , 21 novembro 2017
Capa > Gestão > Marketing > Cinco livros fundamentais para empreendedores

Cinco livros fundamentais para empreendedores

 

Um dos pontos fundamentais para todo empreendedor prosperar no mundo dos negócios é possuir o mínimo de conhecimento na arte de administrar e gerir – de pessoas até sistemas. E esse conhecimento não advém necessariamente de uma graduação, curso técnico ou correlato à área de administração e negócios.

Apesar das técnicas aprendidas na academia, é possível aprender muito sozinho, num aspecto autodidata incomum a grande parcela das pessoas. Aliás, há muitos casos de empreendedores que obtiveram sucesso ao utilizar ferramentas que permitiram aprimorar seus talentos, ou até experiência de vida, sua ou de outros, que os inspiraram e incentivaram a dar o primeiro passo em sua carreira.

Para isso diversos livros podem ajudar o desbravador do mundo dos negócios em obter sucesso, dos quais listamos aqui os cinco essenciais para tal.

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Escrito por Dale Carnegie, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de estratégias comunicativas. E esse é um dos aspectos fundamentais para o empreendedor, afinal, se ele não conseguir vender o seu produto ou sua ideia, ninguém poderá fazer pra ele.
  2. A Arte da Guerra – Um clássico da literatura da administração, esse livro foi escrito no século IV a.C. pelo estrategista Sun Tzu. Apesar de ter sido escrito há muito tempo, nunca foi tão atual. Deve ser um livro de cabeceira para qualquer pessoa que pretenda sucesso profissional, haja vista as aulas de como lidar com frieza e estrategicamente nas situações mais adversas passíveis de serem encaradas.
  3. O Príncipe – Escrito pelo escritor renascentista Nicolau Maquiavel no século 1513, teve sua essência deturpada. Talvez pelos métodos ora poucos ortodoxos utilizados, além da famosa expressão “os fins justificam os meios”, teve seu significado relacionado à falta de ética e o sucesso acima de tudo. Entretanto, não é bem assim. Se utilizado com ponderação a astúcia, pode ser um grande livro para administrar pessoas.
  4. Quem mexeu no meu queijo – Outro livro famoso no final dos anos 90, escrito pelo Dr. Spencer Johnson, ensina o empreendedor a lidar com as escolhas e como as mudanças oferecidas podem ser usadas ao seu favor ou não. Lições como as apresentadas nesse livro são fundamentais para as tomadas de decisões do gestor, e para que ele se precipite às possíveis desventuras no mundo dos negócios.
  5. Outliers – Escrito por Malcolm Gladwell é um grande livro para inspirar aspirantes ao empreendedorismo. Ao citar exemplos famosos como Bill Gates, Beatles ou Mozart, o autor chega à conclusão de que, tão importante quanto a inspiração é a transpiração, e que são necessárias em média 10 mil horas de prática no que se tem talento para alcançar o tão desejado sucesso.

Claro que existem muitos outros livros que auxiliam empreendedores a alcançar o sucesso, mas nosso objetivo foi separar os cinco elementares, para começar. E você, tem algum livro que te motivou ou mudou seus rumos para alcançar o sucesso? Compartilhe conosco a obra que fez diferença na sua carreira.

Sobre StudioFiscal

A Studio Fiscal foi criada para atender as necessidades das empresas na área fiscal. A metodologia própria e o exclusivo trabalho técnico aprimorado ao longo de mais de 15 anos de experiência no mercado são o diferencial dos serviços que entrega em todo o país, aliando o toque artesanal com a mais alta tecnologia na execução de serviços de auditoria fiscal e planejamento tributário. A rede conta com mais de 800 empresas já atendidas e cerca de 80 unidades parceiras.

Check Also

Resource anuncia Alessandro Porro como novo CFO

Executivo com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Finanças e Operações chega …

Deixe uma resposta