domingo , 19 novembro 2017
Capa > Gestão > Como escolher uma corretora de seguros para proteger o seu patrimônio?

Como escolher uma corretora de seguros para proteger o seu patrimônio?

Escolha envolve muito mais do que uma simples contratação de um serviço. É uma relação de respeito e confiança

Todos os dias você está exposto a uma série de riscos contra o patrimônio de sua família ou empresa. Nesse sentido, a contratação de seguros oferece a garantia de tranquilidade, protegendo você contra impactos financeiros causados por alguma eventualidade que venha gerar perdas de dinheiro significativas para a manutenção de seu negócio ou orçamento familiar. Essa é, certamente, a maior vantagem de se contratar um seguro, no entanto, no momento que se pensa em contratar algum tipo de apólice, é comum o surgimento de diversas dúvidas. Por isso, saber quais critérios considerar ao escolher uma corretora de seguros é fundamental!

 

Corretoras de Seguros e Seguradoras

Primeiramente, é preciso saber distinguir os dois principais tipos de empresas existentes no mercado segurador: as corretoras e as seguradoras. As corretoras de seguros são empresas autorizadas pela SUSEP a comercializar os produtos das seguradoras. Ou seja, as seguradoras disponibilizam os diferentes tipos de seguros e as corretoras têm o papel de não somente vender os seguros, mas, sobretudo, analisar os riscos aos quais o segurado está exposto e buscar o produto mais adequado às suas necessidades, considerando o melhor custo em relação aos benefícios oferecidos.

 

Como escolher a melhor corretora de seguros?

Seja pessoa física ou jurídica, quem deseja contratar qualquer tipo de apólice precisa considerar alguns requisitos essenciais ao procurar pelos serviços de uma corretora de seguros. Alguns pontos iniciais devem ser observados como a ética e competência técnica, mas também é preciso verificar se a corretora de seguros é uma empresa de confiança, se tem credibilidade no mercado e se mantém um ótimo relacionamento junto às seguradoras e resseguradoras com as quais trabalha.

 

A importância do Corretor de Seguros

Por ser a apólice de seguro uma espécie de contrato, a existência de um profissional qualificado para intermediar essa negociação é obrigatória. O corretor de seguros é – por definição e até por lei – o representante do segurado junto à seguradora e o mais capacitado para um atendimento personalizado e eficiente. É ele quem conhece melhor os produtos de seguros e, portanto, quem pode melhor aconselhar o cliente. Cabe a ele cuidar dessa relação, agindo não como vendedor, mas principalmente como consultor na indicação do melhor tipo de apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro.

O seguro é um contrato complexo, com características únicas, que o tornam desconhecido do grande público no mundo inteiro. Mesmo nos países onde é parte constante da vida, suas particularidades e detalhes são estranhos à maioria das pessoas. Daí a importância do corretor, na assessoria ao cliente para a escolha e contratação da melhor apólice.

 

A preocupação com o cliente

No Brasil, o mercado de seguros vem evoluindo muito nos últimos anos, o que exige das corretoras de seguros nacionais muito dinamismo e especialidade. É preciso inovar constantemente e buscar soluções que satisfaçam as necessidades de proteção dos clientes de forma inteligente e eficiente. Também é essencial que a corretora de seguros conheça com profundidade os clausulados de todas as seguradoras e de todos os ramos de seguros.

Alberto Dabus, fundador e atual diretor-presidente da AD Corretora de Seguros, que neste de 2015 completa 40 anos de carreira, aponta que uma corretora de seguros diferenciada precisa conquistar a confiança do mercado e dos clientes. Segundo ele, é necessário ter consistência, conhecimento e credibilidade para atender com qualidade às expectativas dos segurados ano após ano, de forma profissional e ética. “É apenas conhecendo muito bem seu cliente e o próprio negócio, além dos seus fornecedores (seguradoras e resseguradoras) e concorrentes, que uma corretora de seguros pode alavancar seus pontos fortes e criar valor. Além disso, é preciso formar e manter uma equipe capacitada e preparada para auxiliar os clientes na superação de seus desafios”, destaca.

Alberto também ressalta a importância da corretora de seguros se preocupar com o cliente. “Para uma corretora de seguros ter sucesso, não basta apenas atender as necessidades de seus clientes, mas, é preciso, principalmente, antecipá-las, agindo de modo preventivo e identificando prováveis riscos. Também é muito importante trabalhar com eficiência operacional, manter um planejamento estratégico e investir constantemente na empresa (sistemas, gestão, processos, tecnologia) e, principalmente, nas pessoas (treinamentos, remuneração, benefícios, carreira)”, acrescenta.

 

Sobre a AD Corretora de Seguros

Fundada em 1980, com sede em Bauru e outros escritórios distribuídos em Araçatuba, Ribeirão Preto e São Paulo, a AD firmou-se como especialista em gestão de riscos e serviços diferenciados. A empresa tem atuação nacional e global, se classificando entre as maiores corretoras de seguros do Brasil. Atualmente, a AD promove a gestão de programas de seguros para empresas dos mais variados setores, notadamente para Indústria, Sucroenergético, Infraestrutura (Concessões, Energia, Saneamento e Engenharia), Logística, Serviços, Comércio, Petróleo e Gás. Também oferece atendimento a pessoas físicas, disponibilizando as melhores opções de seguros individuais. Seus clientes estão distribuídos em diversas partes do Brasil, como os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte da região Norte e Nordeste.

Entre os seguros individuais oferecidos pela AD, se destacam: automóvel, residencial, acidentes pessoais e o tradicional seguro de vida. Para as empresas é possível fazer diversos tipos de seguros como para frotas, condomínio, D&O, educacional, garantia, lucros cessantes, responsabilidade civil geral, riscos de engenharia, riscos operacionais, saúde, transportes, vida em grupo e, inclusive, apólices de seguro para riscos ambientais.

As principais qualidades da AD são a sua especialidade aplicada em cada uma das soluções que oferece e a forma como seus especialistas conseguem traduzir assuntos técnicos e complexos em termos mais fáceis de serem entendidos pelos segurados. “Ao longo dos últimos anos, precisamos nos especializar ainda mais, de forma a sermos reconhecidos pelo cliente não só como uma fonte confiável de informações, mas como uma empresa que conhece detalhadamente suas necessidades e consiga traduzir esse entendimento em soluções inteligentes e personalizadas, que caibam dentro de um contrato de seguro”, ressalta Alberto.

 

Reconhecimento

Com 35 anos de atividades, as áreas de atuação da AD se ampliaram e hoje sua seriedade e expertise são atestadas pela fidelização de clientes e por diversas premiações já adquiridas no mercado de seguros. Os diversos prêmios conquistados atestam a competência e o destaque da AD não somente no mercado nacional de seguros, mas no âmbito empresarial em um contexto geral. A mais recente premiação foi conquistada em outubro de 2014, quando a empresa foi anunciada como uma das vencedoras do ‘Prêmio Excelência Empresarial 2014’, promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Bauru. Essa é a segunda vez que a AD conquista a premiação na categoria ‘Prestadora de Serviço – Médio e Grande Porte’. Também em 2014, a empresa foi homenageada, pelo sexto ano consecutivo, com o ‘Prêmio Fornecedores de Confiança’, que avalia o nível de satisfação revelado por seus clientes em pesquisa. O título foi entregue à AD Consultoria de Benefícios, importante braço que atua no desenvolvimento de políticas de benefícios customizadas, orientação na escolha dos melhores e mais adequados produtos e serviços como Seguros e Planos de Saúde, Odontológicos e Seguros de Vida.

 

Satisfação

Não somente o mercado, mas clientes também reconhecem a qualidade dos serviços prestados pela AD Corretora de Seguros. Confira alguns depoimentos:

“Conheço a AD Corretora de Seguros e seus sócios há mais de 25 anos. Trata-se certamente de uma das melhores corretoras de seguros do país, apta a prestar um serviço de altíssima qualidade, que vai bastante além do que normalmente vão as corretoras e corretores de seguros brasileiros e internacionais presentes no Brasil. A atenção que dispensam ao cliente, o conhecimento técnico, a criatividade e a proatividade com que atuam, seja acompanhando a subscrição de seguros, seja a fase de regulação e liquidação de sinistros são dificilmente igualáveis. Mas, para além de toda a experiência acumulada não apenas no mercado brasileiro, o que mais chama a atenção é a dedicação e a responsabilidade da empresa e de seus profissionais, que lhes fazem merecedores de toda confiança e credibilidade”. (Ernesto Tizilurnik).

“O gerenciamento dos riscos, as escolhas das seguradoras e o estudo das coberturas adequadas, são fundamentais para a sustentabilidade do nosso negócio. Principalmente na ocorrência de um sinistro é que conseguimos perceber o acerto dessa escolha, através da pronta e eficiente atuação de uma equipe profissional durante todo esse processo, coordenando a gestão de todas as pessoas envolvidas, a busca e condução das informações necessárias, para recebimento da indenização. A opção pela AD Corretora de Seguros há mais de 5 anos, nos trouxe soluções inovadoras, custos adequados e teve como base a credibilidade, disponibilidade e confiança, além do reconhecido relacionamento da AD  com o mercado segurador e ressegurador. Para o Grupo Luft, a AD Corretora de Seguros, ao longo desses anos, vem superando nossas expectativas e, portanto, merece toda  nossa confiança e admiração.” (Luciano Luft).

Sobre Rodrigo Carvalho

Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru.
Jornalista graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica.
Proprietário da Carvalho Assessoria – prestação de serviços em Assessoria de Comunicação Empresarial para diferentes segmentos corporativos.
Assessor de Imprensa da AD Corretora de Seguros.
Assessor de Comunicação da Andriotti & Castro Consultoria.
Assessor de Imprensa dos eventos ‘Festieco’ (edições 2012 e 2013) e ‘Viva Bauru’ (edição 2012) organizados pela agência Projeto Cidade (Grupo Cidade).
Assessor de Imprensa do projeto de Educação Ambiental ‘OLHAR VERDE’ (2013).
Autor do livro Um Grande Sonho – Editora Paulinas.

Check Also

As particularidades do marketing para o agronegócio

De grande missão social e institucional, o marketing para o agronegócio requer cuidados especiais   …

Deixe uma resposta