quinta-feira , 19 outubro 2017
Capa > Vida Digital > Sites e APPs > Conheça o 4milk, primeiro app voltado para o produtor de leite e gestão do rebanho

Conheça o 4milk, primeiro app voltado para o produtor de leite e gestão do rebanho

Novo aplicativo atende vaqueiros, veterinários, gerentes e proprietários de fazendas sem qualquer custo de aquisição ou mensalidades

 Certamente poucos empreendedores reúnem a experiência de experts em TI e produção de leite. O carioca radicado em Belo Horizonte Cláudio Notini reúne os dois atributos. Na década passada, a empresa da qual era sócio, a RM Sistemas, um das líderes em software do país, foi vendida à TOTVS. Desde então, Notini passou a dedicar-se à produção de leite em sua fazenda, no interior de Minas.

E foi justamente a partir de suas experiências nas duas áreas que ele sentiu a falta de uma solução que tornasse mais ágil e eficiente a gestão do rebanho de leite. Assim nasceu a ideia do 4milk, primeiro aplicativo voltado exclusivamente para o produtor de leite, totalmente gratuito e sem mensalidades.

O 4milk permite a gestão do rebanho, incluindo a reprodução, produção e sanidade dos animais. Com uma interface moderna e simples, o novo aplicativo possibilita o agendamento de tarefas comuns do dia a dia e a inclusão de dados importantes sobre a reprodução, produção e tratamento dos animais, além de fornecer alertas que ajudam na organização das atividades nas fazendas produtoras de leite. O 4milk pode ser executado “off-line”, sendo que todas as informações registradas são enviadas para a nuvem e armazenadas em computadores e servidores compartilhados e interligados assim que o usuário estiver conectado à internet, o produtor necessita apenas de um smartphone.

O aplicativo também permite ao produtor importar dados de outros programas, além de inserir tabelas e resultados de exames de rotina realizados nos animais para garantir o controle da mastite, por exemplo. Nele é possível, ainda, realizar compra, venda de animas e de seu rebanho num livre mercado, e realizar a transferência da propriedade do animal, ao vendê-lo para outros produtores, participar de leilões de compras coletivas por adesão, entre outras vantagens.

O usuário do 4milk também recebe dados das transações já realizadas, créditos de compra, promoções e demais novidades do setor. Outro diferencial do aplicativo é o exclusivo sistema de mensagens, que permite a troca e compartilhamento de informações de animais à venda diretamente para um produtor, para um grupo ou publicamente. Tudo sem complicação. Um verdadeiro mercado de livre comércio entre os produtores, sem nenhum custo para o produtor.

 

Seu rebanho na palma da mão!

O empresário Cláudio Notini precisou de dois anos e investimentos de R$ 1,5 milhão até finalizar o desenvolvimento do aplicativo. Reuniu as melhores cabeças do tempo de RM para tornar realidade esse projeto inovador, assegurando a utilização das mais modernas técnicas de desenvolvimento disponíveis. “O nosso foco maior é o produtor de leite. Queríamos que ele não precisasse mais lutar para vender o que está produzindo, por isso criamos uma ferramenta que, além de ajudar na gestão da fazenda, também auxilia na gestão da compra e venda de tudo que está relacionado ao negócio dele. O 4milk chega para melhorar a cadeia produtora de leite como um todo, seja favorecendo o cuidado com o animal, como garantindo o acesso às informações que circulam nesse mercado, de forma totalmente gratuita para o produtor”, destaca o idealizador do aplicativo.

Notini foi um dos proprietários da RM Sistemas, uma das maiores empresas de software do Brasil, comprada pela TOTVS em 2006. Os softwares criados por ele até hoje são referência nacional e têm sido utilizados por diversas empresas em todo Brasil. “Sou apaixonado pela pecuária de leite e depois de vivenciar as dificuldades dos produtores na gestão do rebanho, venda e compra de animais e na aquisição de insumos, decidi criar o 4milk”, afirma.

“Minha ideia é mostrar que é possível criar uma solução gratuita e sem a necessidade de grandes investimentos, propondo uma nova relação entre os produtores”, acrescenta.

Sobre Carolina Algaves Carolina Algaves

Check Also

Estudar para o ENEM ficou mais fácil do que nunca!

Os alunos podem estudar para esta prova de forma virtual e com o linguajar deles! …

Deixe uma resposta