Contabilistas recebem capacitação profissional do Sescon-DF

Contabilistas recebem capacitação profissional do Sescon-DF

 A partir de janeiro de 2012, todos os empregadores passarão a utilizar o certificado digital ICP Brasil para o cumprimento das obrigações junto ao FGTS, por meio de um canal eletrônico de comunicação mais ágil, chamado de Conectividade Social ICP. A exigência é da Caixa Econômica Federal e o Sescon-DF (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal), em parceria com a entidade, vem, ao logo do ano, capacitando seus associados.

Sescon-DFAssim, nesta segunda-feira, (22), mais de 150 profissionais lotaram o auditório da Associação Comercial do DF para participar de mais uma edição do curso “Conectividade Social FGTS no padrão de Certificação Digital/ICP – Brasil”. A palestra, promovida pelo Sindicato, buscou apresentar aos contadores, empresas, sindicatos e outros órgãos as mudanças na rotina de trabalho do contador com a implantação do novo sistema.

De acordo com o presidente do Sescon-DF, Cláudio Júnior, o enfoque principal é oferecer aos associados informações indispensáveis ao bom desempenho da atividade empresarial, de modo que os serviços prestados à sociedade estejam cada vez mais amparados pela ética, pela qualidade e pela responsabilidade.

MPEs na mira

“O processo de transição do Conectividade Social, assim como qualquer período de mudança, tem gerado dúvidas, insegurança e até mesmo insatisfação, já que a classe é levada a adotar novos procedimentos”, disse. Para ele, a maior preocupação é com as pequenas e médias empresas, que além do prazo vão ter que se deparar com o custo para a implantação do sistema.

O Conectividade Social ICP, cujo aplicativo já está disponível no site da Caixa, é a nova versão do Conectividade Social utilizado atualmente pelos empregadores para transmissão dos arquivos SEFIP/GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social).

Para utilização do serviço de transmissão de arquivos do FGTS, via web, as empresas devem providenciar um certificado digital no padrão ICP – Brasil, que pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora (Sescon-DF, Caixa Econômica Federal, Serasa, etc).

Segundo o palestrante, Juliano Moreira Santiago, coordenador da Gerência de Filial Administrar FGTS DF (GIFUG), um dos maiores avanços foi a transformação do Conectividade Social em um canal 100% web. “Não é mais preciso instalar um software para transmitir os arquivos do FGTS, por exemplo. Basta acessar o sítio do Conectividade Social ICP na internet, de posse do novo certificado digital ICP, e realizar esta e outras transações a partir de qualquer computador”, comentou.

Novos cursos

O Sescon-DF está com matrículas abertas também para cursos de curta duração. O objetivo é realizar a reciclagem dos conhecimentos técnicos dos associados e demais interessados, além de introduzir temas novos da área contábil.

São vagas nos cursos de Nota Fiscal Eletrônica, Contabilidade do 3º Setor, Assistente Fiscal – ICMS/ISS/PIS/COFINS e Contabilidade Internacional Aplicada às Pequenas e Médias Empresas.

Para o presidente do Sescon-DF, Cláudio Júnior, são grandes os benefícios para quem participa do Programa de Treinamento e Atualização oferecido pela entidade. A troca de conhecimentos e de informações com outros participantes é o primeiro grande crescimento.

“Voltar ao trabalho com a carga de informação renovada é uma conquista não só para o profissional, mas também para a empresa onde ele atua”, acredita.

Os interessados devem se encaminhar ao Sindicato, apresentando seus documentos pessoais. A taxa de inscrição varia conforme o curso que o aluno deseja fazer. Os horários e datas dos cursos podem ser encontrados no site do Sindicato www.sescondf.org.br.

 

Sescon-DF
O Sindicato é uma entidade representativa das categorias de “empresas de serviços contábeis” e de “empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas”, além das categorias econômicas abrangidas pelos Agentes Autônomos do Comércio. O Sescon-DF é filiado à Fenacon e abrange 16 mil profissionais contábeis e milhares de colaboradores que atuam nas 1,2 mil organizações contábeis em todo o Distrito Federal.

Deixe uma resposta