Grupos de Discussão você sabe como usá-los? (Parte I)

Grupos de Discussão você sabe como usá-los? (Parte I)

Pra quem não sabe, “octógono” é o nome do ring em que se luta MMA (antigamente chamado de vale tudo)… pena que tem gente que acha que Grupo de Discussão é Octógono.

No tempo em que eu (idade do mouse lascado) começei a usar a internet, os grupos de discussão eram uma das poucas formas de conseguir ajuda na rede, mesmo assim, de vez enquando rolava um “flame” (discussão mais “acalorada”), algumas ofensas pessoais e por aí vai…

Com o tempo foram criando regras de “netiqueta”, as coisas foram se civilizando e tudo ia bem até que todo mundo resolveu usar a internet e, novamente os grupos de discussão se tornaram interessantes e com a entrada de muitos “newbies” (usuários novatos) voltaram a se repetir os mesmos erros de antes.

Uma das coisas mais grosseiras é o mau uso das MAIÚSCULAS. Antigamente qualquer coisa digitada em MAIÚSCULAS era  considerado GRITAR, hoje em dia já se aceita o uso da caixa alta para destacar trechos, mas daí até o uso delas em todo o texto, daí é sacanagem.

Tem gente que escreve e-mails enormes, só em maiúsculas, sem pontuação ou com pontuação mal feita e ainda fica ofendido se você não lê ou simplesmente não consegue entender.

Outra coisa complicada é o “fofuxismo”… quando é na Central da Copa, com o Tiago Laifer falando do Caio Ribeiro até é engraçado, mas em um grupo de discussão com 100, 200, 1.000 ou 10.000 pessoas lendo, fica até ridículo o uso de diminutivos ou saudações/despedidas “fofinhas” ou carinhosas demais.

Claro, se é um grupo de discussão só de adolescentes, daí passa… mas o famigerado Orkut está matando a língua portuguesa e esse pessoal depois usa a mesma “redação” (se é que dá para chamar aquilo de redação) no mundo real, em tudo, até no trabalho.

Também não dá para confundir discussão com briga… levar para o lado pessoal, sentir-se ofendido ou ofender gratuitamente é outro erro comum, o pessoal não está entendendo que discutir é debater, argumentar e, muitas vezes, para isso, é necessário ser contundente, nada errado nisso – desde que não apele.

Alguns participantes de grupos não tem argumentos para debater e apelam para coisas impublicáveis, outros, ao invés de aprender, simplesmente abandonam o grupo.

Ser moderador em tempos de democracia digital é dureza!

Hoje foi só uma introdução, nos próximos posts irei evoluir esses temas e alguns outros, conforme os exemplos surgirem nos grupos que participo (27  atualmente) irei comentar por aqui!

Deixe uma resposta