Iniciação, planejamento e implantação (parte 3)

Iniciação, planejamento e implantação (parte 3)

*Por Wilson Giglio (Diagnóstico Empresarial – Parte 3)

(veja o artigo anterior)

2.1) PLANO DE NEGÓGIOS

A maioria dos empresários não sabe, não conhece e nem imagina que existe um documento chamado PLANO DE NEGÓCIOS para ser feito, geralmente ANTES da abertura da sua empresa. É com base neste documento que o empreendedor, normalmente de sucesso, inicia o seu negócio. Um PLANO DE NEGÓCIOS, bem elaborado, pode dar ao empreendedor todas as respostas para as suas perguntas e “VER”, realmente, se a sua futura empresa vai dar retorno (e o prazo deste retorno), se vai dar LUCRO (quanto e em quanto tempo), quanto vai ser necessário para investir (não esquecendo o Capital de Giro) e o que vai ser necessário para atingir as suas metas. No PLANO DE NEGÓCIOS devem ser estudados e mencionados seus principais concorrentes, clientes e fornecedores; qual vai ser a capacidade instalada ou estoque necessário para as vendas; o custo dos produtos ou mercadorias ou serviços vendidos; os colaboradores que deverão ser contratados; todas as despesas fixas e variáveis. Com base nestes números o empreendedor terá, então, o ponto de equilíbrio de sua empresa, podendo desta forma, VER se é viável ou não o seu negócio.

2.2) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

A maioria dos negócios, a serem iniciados ou em andamento, “esquecem” de fazer um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO de Marketing. O empreendedor pensa, na maioria das vezes, que basta fazer uma propaganda aqui e acolá para o negócio dar certo. Mas sabemos que não é assim. O Planejamento Estratégico de Marketing envolve, além de todas as ações que deverão ser seguidas, a formação da IDENTIDADE VISUAL da empresa, tais como: logotipo, site, impressos padronizados, layouts de impressão de folhetos, banners, cartazes, promoções, etc..
Este PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO deve ser parte integrante do PLANO DE NEGÓCIOS, pois sem ele, a possibilidade de sucesso é muito menor.

2.3)    DEFINIÇÕES E OBJETIVOS

Tais como: missão da empresa, objetivo da empresa, ramo de Atividade, metas a serem atingidas nos primeiros anos de existência, etc… comporão, também, o PLANO DE NEGÓCIOS para que ele tenha os subsídios necessários para estudo e análise. As formações de parâmetros, como metas estipuladas e resultados obtidos, poderão ser de grande utilidade para estudarmos a real situação da empresa e REVERTER ou REVISAR alguns aspectos do Plano de Negócios para que o mesmo possa ser “MELHORADO” com o decorrer do tempo.

2.4)    VANTAGEM DO PLANO DE NEGÓCIOS

Uma grande vantagem do PLANO DE NEGÓCIOS é que o mesmo pode ser
alterado no momento que o empreendedor assim o desejar. Mas a maior vantagem, sem dúvida nenhuma, é propiciar ao empreendedor a VISÃO do futuro, “VER” se realmente o seu negócio vai dar certo ou não. É claro que, por si só, o PLANO DE NEGÓCIOS não garante o sucesso do empreendedor, mas com certeza, servirá de base para que não haja muitos erros ou fantasias. Na hora que você for fazer o seu procure faze-lo com três aspectos: o primeiro bem próximo da realidade, o segundo com um aspecto mais negativo e o terceiro com um aspecto mais positivo; nos três você já deverá PREVER o que fazer se encontrar alguma “PEDRA” pelo caminho.

2.5)    DEMAIS DEFINIÇÕES INICIAIS

Como será a sua empresa em termos de diferencial para o cliente? Qual o horário de funcionamento da empresa? Como você tratará seus colaboradores e como os mesmos tratarão os seus clientes? Qual será o fluxograma de trabalho de cada um? Como será o organograma da sua empresa? Qual o esquema que você adotará para o setor de compras, estoque, contabilidade, fiscal, recursos humanos, financeiro e comercial? Qual o software que você utilizará para controlar tudo isto? Ele estará em rede? Quais serão as atribuições de seus colaboradores no uso dos mesmos? Qual será a sua identidade visual? Você venderá, também, através da internet? Qual é a sua meta para os primeiros 5 (CINCO) anos ? E depois disto? Você já fez o levantamento de números necessários para saber se a sua empresa sobreviverá durante este tempo e como? Quantas horas de trabalho, diária, você irá dedicar a sua empresa e ao seu sonho? Todas estas perguntas (e muitas outras) deverão, de preferência, serem respondidas antes da abertura do seu negócio. Coloque tudo no papel, você verá que com o tempo muitas serão mudadas, excluídas, incluídas, alteradas e, dentro de uma escala de maior relevâncias, muitas irão mudar de lugar.
O importante mesmo é que você possa “SABER” tudo isto antes e poder tomar qualquer providência quando surgir algum problema, pois vão surgir muitos.

2.6)    DETERMINAÇÃO, CORAGEM E FÉ!

Está tudo ligado entre si. De qualquer forma você deverá estar preparado, psicologicamente e financeiramente para enfrentar todo e qualquer problema que vai surgir pelo caminho. Você terá que ter paciência, perseverança e coragem,pois, muitas vezes, você terá que tomar uma decisão que, às vezes, pode ir até contra os seus princípios ou os seus sentimentos, o que é normal, na maioria das vezes. Nem sempre gostamos de dispensar um colaborador ou dar uma “bronca” no mesmo, temos que aprender a fazer isto corretamente. Muitas vezes teremos que comprar algum produto porque o nosso concorrente está quebrando e precisamos nos aproveitar da situação, infelizmente o azar dele é a sorte nossa. Mas o que importa mesmo é que você é um VENCEDOR e fará o que for necessário, dentro da lei, para vencer e se tornar um excelente empresário, com sucesso e sonho realizado. Por isto não desanime, tenha coragem para enfrentar o mercado e seus percalços e, por último, tenha fé, em Deus, em você mesmo , na sua equipe, na sua família e no seu sonho. Lembre-se: SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!!!

Conselho: mesmo que você já tenha uma empresa aberta e esteja em atividade faça um PLANO DE NEGÓCIOS para a sua empresa, você poderá ver que algumas coisas que estão faltando podem ser corrigidas e outras podem ser melhoradas. Um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL também será excelente para avaliar corretamente a situação atual e o que fazer para melhorar.

…continua.

* Wilson Giglio é Contador, Administrador de Empresas, Consultor Empresarial e Palestrante, Autor do Manual do Empresário, do Manual de Rotinas Trabalhistas e de 22 Cursos em CD, voltado para empresários e seus colaboradores.

www.parceirodosempresarios.com.br

Diretor de Capacitação www.aceguarulhos.com.br

e-mail: wilson@parceirodosemrpesarios.com.br

Deixe uma resposta