quinta-feira , 14 dezembro 2017
Capa > Empresas & Negócios > O que é branding ambiental corporativo? Qual sua importância?

O que é branding ambiental corporativo? Qual sua importância?

Novo conceito envolve a construção intrínseca de uma marca, gerando benefícios que vão além da identidade corporativa 

O conceito de branding ambiental corporativo vem redefinindo a forma como uma empresa constrói sua marca perante seu público-alvo, partindo de uma nova percepção que considera o espaço físico do ambiente corporativo tão importante quanto ações de marketing na hora de transmitir os valores e a cultura da organização.

Este tipo de trabalho não é simples e sua realização demanda diversos profissionais em todo o processo de idealização, planejamento e execução de diferentes projetos. O objetivo é que o resultado final seja uma representação fiel dos conceitos trabalhados pela marca, capaz de gerar uma conexão com clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade.

Apesar de complexo, o branding ambiental corporativo traz uma série de vantagens, sendo a maior delas a transmissão dos valores da empresa de maneira sólida e realista, algo difícil de ser conquistado apenas com as tradicionais estratégias de marketing.

 

Os reflexos do branding ambiental corporativo para os colaboradores

Além de transmitir o viés institucional da marca e transparecer seus conceitos de maneira eficaz, esse tipo de ação também gera reflexos positivos em relação à imagem que os próprios colaboradores têm da empresa, uma vez que eles passam a ter um maior engajamento estimulado pela mudança do ambiente de trabalho.

Emerson Rocha, designer e sócio-proprietário da 2 Design e Comunicação explica que um branding ambiental corporativo pensado estrategicamente ajuda a lembrar os colaboradores dos benefícios de estarem ali, além de reforçar os valores da empresa e gerar conforto deixando o ambiente mais leve. “Todos esses benefícios refletem diretamente na produtividade, pois  a equipe tende a trabalhar de maneira mais focada e tranquila”, destaca.

Outro aspecto de grande importância é a possibilidade de transmitir a cultura e os valores da organização para os colaboradores e estes acabam se tornando também porta-vozes da empresa enquanto estão fora dela, ou seja, aos poucos, todos os envolvidos com a organização passam a compartilhar dos mesmos valores perante a sociedade, gerando uma força muito grande para a marca.

 

Os desafios da implementação

Colocar em prática este tipo de estrutura exige que tudo seja muito bem planejado, uma vez que requer um investimento considerável, além de estimular uma reflexão em torno de todos os valores da empresa. Sendo assim, é muito importante pensar em todos os detalhes para que os resultados sejam positivos.

Para alcançar um bom retorno é fundamental contar com o apoio e orientação de uma agência de comunicação que esteja capacitada para idealizar e implementar os conceitos do branding ambiental corporativo de maneira correta. Emerson reitera: “trabalhar o branding ambiental corporativo de uma organização é um processo que envolve muitos aspectos e exige muita precisão nas ações tomadas, pois qualquer erro pode gerar resultados totalmente adversos, transmitindo uma mensagem contrária à essência da organização, afetando todos os processos e, principalmente, a produtividade”.

 

Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação integrada, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.

 

Informações para Imprensa

* 2 Design e Comunicação

https://www.facebook.com/2designcomunicacao/

http://2design.com.br/

Sobre Rodrigo Carvalho

Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru.
Jornalista graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica.
Proprietário da Carvalho Assessoria – prestação de serviços em Assessoria de Comunicação Empresarial para diferentes segmentos corporativos.
Assessor de Imprensa da AD Corretora de Seguros.
Assessor de Comunicação da Andriotti & Castro Consultoria.
Assessor de Imprensa dos eventos ‘Festieco’ (edições 2012 e 2013) e ‘Viva Bauru’ (edição 2012) organizados pela agência Projeto Cidade (Grupo Cidade).
Assessor de Imprensa do projeto de Educação Ambiental ‘OLHAR VERDE’ (2013).
Autor do livro Um Grande Sonho – Editora Paulinas.

Check Also

Plusoft anuncia novo Diretor de Marketing

A Plusoft, maior fabricante brasileira de CRM e plataformas digitais de relacionamento, anuncia a contratação …

Deixe uma resposta