terça-feira , 21 novembro 2017
Capa > Empresas & Negócios > Qualidade de vida conquista engajamento de talentos

Qualidade de vida conquista engajamento de talentos

AD Corretora de Seguros promove ações preventivas para melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e incentiva os colaboradores a cuidarem da saúde

Um salário atrativo, perspectivas de uma carreira promissora e um pacote de benefícios flexíveis que se enquadram às necessidades dos profissionais. Será que tudo isso é suficiente para encantar os profissionais, ao ponto de retê-los nas organizações? Por um bom tempo o mercado acreditou que sim, mas hoje vemos – principalmente os talentos que se destacam – que esses fatores não são suficientes para fazer com que eles vistam a “camisa da empresa”.

Prova disso é que vemos talentos migrando para novas oportunidades não para ganhar um contracheque mais robusto, mas sim porque receberam uma proposta para atuar em uma empresa que lhes assegure uma melhor qualidade de vida a partir do próprio ambiente de trabalho. Isso mesmo: as pessoas estão preferindo ganhar menos em organizações em que os níveis de estresse não sejam alarmantes e suas opiniões, bem como suas aspirações sejam respeitadas.

Cristiano Borin, Supervisor de Recursos Humanos da AD Corretora de Seguros
Cristiano Borin, Supervisor de Recursos Humanos da AD Corretora de Seguros

Uma empresa que tem buscado alternativas simples, mas que fazem o diferencial na qualidade de vida dos seus colaboradores é a AD Corretora de Seguros – organização que atua no segmento de Seguros, de Riscos e de Consultoria de Benefícios. Sua sede está localizada em Bauru, interior de São Paulo, com filiais em Araçatuba, Ribeirão Preto e São Paulo. De acordo com Cristiano Borin, supervisor de Recursos Humanos, a AD sempre se preocupou com a qualidade de vida de seus trabalhadores e existem ações que foram adotas, recentemente, que tem feito o diferencial no dia a dia do time.

“É interessante mencionar que, como provedores de serviços de gestão de benefícios, estamos constantemente empenhados em propagar temas de qualidade de vida no trabalho aos nossos clientes e a todo nosso círculo de relacionamento”, enfatiza, ao acrescentar que apesar de todas essas atividades de QVT serem coordenadas diretamente pela área de Recursos Humanos, todas contam com a participação dos demais setores uma vez que os mais variados níveis hierárquicos são beneficiados por cada ação.

Benefícios e QVT – Para assegurar uma melhor qualidade de vida aos seus talentos, a AD Corretora de Seguros oferece um plano de saúde regionalizado e que tem atendido aos colaboradores há cerca de 12 anos. “Quando admitido na empresa, o colaborador é incluído no plano de saúde 100% custeado pela empresa, sem qualquer carência. Seus dependentes podem ser inclusos, também sem qualquer carência, com a participação do colaborador no custeio”, esclarece o supervisor de RH, ao lembrar que a empresa mantém convênios com farmácias, na modalidade venda de remédios com descontos. Esses valores, por sua vez, são descontados na folha de pagamento. Mesmo assim, quando os preços são comparados com os oferecidos por outros estabelecimentos farmacêuticos, a vantagem é expressiva.

Campanhas Educativas – Para a AD Corretora de Seguros, a melhor forma de garantir que seu time tenha uma melhor qualidade de vida também surge através de campanhas educativas. Nesse sentido, a organização firmou recentemente uma parceria com uma grande operadora de saúde ocupacional. Nos exames obrigatórios, por exemplo, o médico do trabalho avalia e orienta o colaborador a adotar determinado procedimento.

“Além disto, realizaremos neste ano o teste de bioimpedância – um método utilizado para avaliação a composição corporal. Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchada ou se possui excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas para uma possível redução de peso”, esclarece Cristiano Borin, ao informar que a esse teste foi associado a um questionário de qualidade de vida e saúde, para que os profissionais de saúde da companhia pudessem promover uma adequada orientação a cada colaborador examinado.

Alimentação Saudável – Outro detalhe importante em relação às ações de QVT, dizem respeito à alimentação dos colaboradores. Nesse sentido, a AD vem estimulando o consumo de frutas entre os membros do seu time. Este benefício é oferecido a 100% dos colaboradores em todas as unidades, de forma gratuita. Com isso, a organização busca sempre o melhor fornecedor de frutas da localidade, para que a entrega adequada ocorra pontualmente e com total qualidade. No início do programa, foi realizado um bom trabalho de conscientização e incentivo junto aos funcionários, sendo que hoje essa prática tornou-se um hábito entre os colaboradores.

Ergonomia – Nada melhor do que trabalhar em um ambiente confortável e que acomode corretamente o corpo. Foi pensando dessa forma que a empresa também investiu em ações de ergonomia. “A AD desde sua fundação, sempre se preocupou em manter seu mobiliário adequado, além de equipamentos de tecnologia de ponta. Entre eles podemos citar mobiliário de primeira linha, com cadeiras ergonomicamente adequadas. Além disso, anualmente realizamos medições através da contratação de peritos, responsáveis pela emissão de laudos que indicam alguma eventual melhoria necessária”, cita Borin, ao destacar que todas essas iniciativas têm sido bem recebidas pelo público interno e que graças a esse conjunto de ações os índices de turnover e de absenteísmo têm apresentado redução a cada ano.

“Devemos valorizar de forma criativa nossa gente, mas de que maneira? Uma delas é promovendo condições de trabalho confortáveis. Outra é que se sintam protegidas, saudáveis e principalmente tranquilas em relação a seus familiares. Com este conjunto de coisas, tenho certeza de que realizarão o seu melhor em tudo que fizerem, seja no trabalho ou fora dele, conclui.

 

Fonte: Patrícia Bispo para o RH.com.br

Sobre Rodrigo Carvalho

Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru.
Jornalista graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica.
Proprietário da Carvalho Assessoria – prestação de serviços em Assessoria de Comunicação Empresarial para diferentes segmentos corporativos.
Assessor de Imprensa da AD Corretora de Seguros.
Assessor de Comunicação da Andriotti & Castro Consultoria.
Assessor de Imprensa dos eventos ‘Festieco’ (edições 2012 e 2013) e ‘Viva Bauru’ (edição 2012) organizados pela agência Projeto Cidade (Grupo Cidade).
Assessor de Imprensa do projeto de Educação Ambiental ‘OLHAR VERDE’ (2013).
Autor do livro Um Grande Sonho – Editora Paulinas.

Check Also

DATEN anuncia aquisição de participação na MTM Tecnologia

A DATEN, uma das principais fabricantes brasileiras de computadores, anuncia a aquisição majoritária da MTM …

Deixe uma resposta