terça-feira , 21 novembro 2017
Capa > Direito > Três mitos sobre como passar no Exame de Ordem
mitos prova da ordem

Três mitos sobre como passar no Exame de Ordem

Os bacharéis se prendem a obrigações, deixam o prazer de estudar de lado e acabam por não alcançar o resultado esperado

Impossível não vincular o Exame de Ordem aos estudantes e bacharéis de Direito, afinal, essa avaliação tão temida é o que decide se o candidato está apto a ingressar no mercado de trabalho efetivamente como advogado. E é claro que ser aprovado é o objetivo dos graduandos ou recém-formados, sendo assim, em meio a essa decisão o estresse é inevitável. Muitos mitos rondam quem está se preparando para as provas e é por isso que o portal Prova da Ordem, referência em técnicas de estudo, apresenta dicas que são cruciais para a organização dos estudos e o bom desempenho no Exame.

O alto índice de reprovação já é uma constante. Nas últimas cinco edições do Exame a média de aprovação não passou dos 20%. Ricardo Lezana, fundador do Portal Prova da Ordem afirma que é “humanamente impossível ter amplo domínio de TODOS os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase, mas estar bem preparado e seguir um cronograma de estudos podem fazer toda a diferença”.

A segunda fase do Exame acontece agora, no dia 17 de maio, e será composta por quatro questões discursivas e uma peça profissional na matéria escolhida no momento da inscrição.

Dedicação é a alma do negócio, estudar para assimilar, aprender de verdade, e não apenas decorar para lograr êxito, o que também precisa ser prerrogativa para os examinandos. Ser aprovado no Exame da OAB é apenas uma etapa do processo, o que definirá a carreira e ascensão do profissional é o conhecimento que ele efetivamente possui e não se foi aprovado com louvor ou não no Exame.

A conquista da tão sonhada carteirinha da OAB exige que o candidato esteja tranquilo e confiante para encarar o exame, mas não é só isso os estudos devem começar com bastante antecedência. Veja abaixo os mitos que o site Prova da Ordem separou e que irá ajudar quem está se preparando para a prova:

Mito 1: Estudar por conta própria –  Os cursinhos estão caríssimos, sem dúvida. Mas estudar por conta própria pode não ser a opção mais indicada. Investir no curso preparatório vale à pena. Agora se o examinando não tiver condições financeiras para isso, ele deve usar métodos de estudos eficientes, uma opção é a tecnologia: sites e aplicativos para smartphones e tablets podem ser muito úteis na preparação para a OAB, contam com várias ferramentas e possuem preços bastante acessíveis.

Mito 2: Melhor forma de se preparar é assistindo videoaulas – Para aprender é necessário estudar e não apenas se basear em videoaulas. Com certeza, elas servem como material de apoio, mas não podem ser usadas como a única base para o Exame da OAB. O estudo através de testes práticos, ou seja, através da resolução de questões de provas anteriores, tem se demonstrado a técnica mais eficiente.

Mito 3: Não existe segredo. Para passar na OAB é só estudar – Este é um dos maiores mitos. Não basta apenas estudar, é necessário planejar os estudos, entender quantas questões de cada matéria a prova possui, ter conhecimento do conteúdo, fazer simulados com questões de provas anteriores, e ficar por dentro dos artigos mais cobrados nas provas.

Além disso, mais que memorizar o conteúdo para ser aprovado, é necessário estudar para entender os conceitos apresentados.

“O paradigma de que ser aprovado no Exame de Ordem é o objetivo final deve ser quebrado. A preparação para a prova deve ser entendida como ampliação do conhecimento para um melhor andamento e sucesso no mercado de trabalho. A Prova da OAB não deve ser vista como a linha de chegada, mas sim como uma etapa no processo de formação profissional na carreira jurídica. Se essa nova mentalidade já estivesse consolidada talvez o índice de reprovação, que gira em torno de 80%, não fosse tão elevado”, afirma Ricardo Lezana, fundador do site Prova da Ordem.

 

Sobre o Prova da Ordem: Especializado em aprovar bacharéis em Direito no Exame da OAB, o site Prova da Ordem oferece aos internautas e clientes, guias de estudo baseado na resolução de questões das provas anteriores, que segundo pesquisas científicas é a técnica mais eficiente para assimilação do conteúdo desejado. Partindo desta premissa, os estudantes bacharéis em direito encontram no site uma base de conhecimento com mais de 10 mil questões com perguntas e respostas já aplicadas no Exame da OAB, além de guias de estudo, resumos, apostilas e legislação em áudio, para quem está em busca da tão sonhada aprovação.

 

Sobre Marcela Oliveira

Check Also

Sócio de TozziniFreire participa de seminário sobre a Reforma Trabalhista

O sócio de TozziniFreire, o advogado trabalhista Maurício Góes, participa, no próximo dia 4 de …

Deixe uma resposta