domingo , 19 novembro 2017
Capa > Opinião > Gustavo Rocha > Uma pergunta, inúmeras respostas… #DepartamentoasQuintas

Uma pergunta, inúmeras respostas… #DepartamentoasQuintas

Uma pergunta, formulada por Luara Quaresma: Sempre há caminhos, a questão é: O quanto você está disposto a caminhar ?

Concordo com a pergunta feita e respondo, diante dos inúmeros caminhos, a grande maioria não está disposta a caminhar.

Como assim?

Uma grande parte das pessoas quer o caminho fácil, simples, sem custo e que leve ao sucesso da maneira mais rápida e objetiva possível. Ou seja, não querem uma resposta, querem um milagre.

Precisamos compreender que tudo que muda leva tempo. Nada é milagroso. Não existe como fazer uma revolução no seu negócio em 6 meses. Em 6 meses você pode conseguir dar diretrizes, conhecer melhor os fluxos, entender ideias do negócio, mas neste mesmo prazo fazer com que toda equipe mude, com que tudo que envolve o negócio esteja como você quer é inviável.

Por que é inviável?

Porque não conseguimos mudar a cultura de um negócio em tão pouco tempo. Para mudar a cultura de um simples uso de email fixo para email web, pelo menos 30 dias de uso. Treinar mudanças de fluxo, verificar seus caminhos, o que deu certo e o que deu errado, quais as necessidades específicas do negócio, 5 meses. Isto sem falar em sistema, que pode levar 1 ano dependendo do sistema.

Menos ainda podemos querer mudanças drásticas quando falamos de marketing jurídico. Treinar pessoas, mudar a cultura de relacionamento dos sócios, advogados, colaboradores. Preparar o escritório para realidade social de Facebook, LinkedIn, Twitter, etc. Preparar os produtos do escritório para que o mesmo se desenvolva adequadamente, vai pelo menos 1 ano, entre projeto, execução e resultados.

E na empresa? Só dentro do departamento jurídico mudar algo pode levar anos, quiçá na cultura da empresa como um todo. Quem atua em departamentos sabe que não basta mudar dentro do departamento, a mudança deve ocorrer dentro da empresa ou pelo menos dentro de diversos setores para que realmente aconteça de verdade.

Imagina agora tudo isto junto?

Você quer a melhor tecnologia, quer treinamento de pessoas, que marketing jurídico, quer maior gestão e controle, mas quer tudo em 60, 90 ou 120 dias?

Inviável. E se fizer em tão pouco prazo, terá apenas teoria e quiçá em mais um pouco de tempo um retorno ao status quo,  pois um trabalho bem desenvolvido, com mudança de cultura não ocorre do dia pra noite.

E qual é a sua resposta: Quanto disposto você está para caminhar?

Caminhos existem vários, contudo, quem queira um caminho de resultado permanente, poucos.

#FicaaReflexão

________________________________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas

Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333

Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

Web: http://www.gustavorocha.com

Sobre Gustavo Rocha

Check Also

Internet das coisas e o mercado jurídico

Divido com vocês minha coluna na Universidade Projuris sobre internet das coisas e a advocacia: …

Deixe uma resposta