Juntas, tecnologias podem auxiliar na proteção de dados sensíveis e na otimização de processos

O uso simultâneo de tecnologias tem se mostrado uma estratégia para agilizar processos e aumentar a qualidade na entrega de resultados das empresas. A integração entre Inteligência Artificial (IA) e migração para nuvem é um exemplo que vem sendo cada vez mais utilizado, como mostram diferentes estudos.
Conforme destaca uma pesquisa da Brain & Co, o mercado global de IA está crescendo rapidamente e deverá atingir até US$ 990 bilhões em 2027, à medida que a rápida adoção da tecnologia se funde às empresas e economias.
Já em relação à nuvem, as projeções da Mordor Intelligence também são positivas. De acordo com os dados divulgados, o mercado de migração para a nuvem deverá atingir US$ 806,41 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (sigla para Compound Annual Growth Rate, que em português significa Taxa de Crescimento Anual Composta) de 28,24% entre 2024 e 2029.
Especialista explica como a IA ajuda na migração para a nuvem
Com a implementação de Inteligência Artificial, as empresas conseguem migrar para a nuvem de forma mais prática e, como mostram as pesquisas, a ação das duas tecnologias em conjunto pode ajudar as organizações em muitos aspectos. As tomadas de decisão ficam mais rápidas e automatizadas, enquanto os processos ganham eficiência operacional.
A integração entre IA e computação em nuvem está redefinindo o cenário tecnológico global. Por meio do uso da primeira, empresas de diversos setores estão conseguindo migrar para a nuvem, aprimorar processos, reduzir custos e acelerar a transformação digital.
Segundo o especialista em arquiteturas de alta performance em computação em nuvem, Thyagu Clemente, a migração para a nuvem pode ser um processo desafiador para as organizações, mas a IA pode facilitar o processo. Ele explica que a IA pode ajudar no estágio inicial ao automatizar a coleta de dados e auxiliar na compreensão da complexidade dos sistemas e potenciais problemas de compatibilidade.
Os recursos na nuvem também podem ser otimizados com o uso da IA, já que os sistemas inteligentes são capazes de prever demandas e ajustar automaticamente os recursos para atender às necessidades, garantindo eficiência e reduzindo os custos das empresas.
Thyagu também cita que a segurança e a conformidade são beneficiadas pelo uso das duas tecnologias em conjunto. O especialista explica que a IA pode melhorar a proteção da nuvem ao identificar padrões anormais que podem indicar ameaças cibernéticas. Além disso, a conformidade com regulamentos de dados também se fortalece, já que a IA monitora e gerencia o acesso e o uso de todos os dados sensíveis.
Vantagens para as empresas
De acordo com um estudo da AWS com a Access Partnership, 97% das empresas brasileiras planejam adotar soluções baseadas em IA até 2028. A pesquisa também revela que, para os empregadores entrevistados, o uso desse tipo de tecnologia pode aumentar a produtividade em 66%, quando aplicado a todas as funções de trabalho possíveis.
A combinação de IA com computação em nuvem apresenta um potencial de desenvolvimento e, segundo estudos, pode trazer diversos benefícios para as organizações. Um levantamento da Coursera aponta que essas duas inovações se complementam, tornando-se acessíveis para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Isso permite que pequenas e médias empresas aproveitem os benefícios da IA sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura. Ainda de acordo com Thyagu, a IA é um facilitador para as organizações que desejam migrar seus dados e informações para a nuvem, pois oferece capacidades avançadas de análise, otimização de recursos, segurança e gerenciamento mais eficiente e menos arriscado.