Literatura infantil ganha destaque em abril com incentivo à leitura e inclusão

Literatura infantil ganha destaque em abril com incentivo à leitura e inclusão

Abril é um mês dedicado à literatura infantil. No dia 2, a data é celebrada mundialmente, e no Brasil, o dia 18 homenageia Monteiro Lobato, nascido em 1882 e reconhecido como um dos principais nomes do gênero no país. Para marcar o período, a Disal organizou uma seleção especial de títulos para crianças.

O objetivo da data é incentivar a leitura em crianças e a valorizar o papel dos livros na educação que todo público infantil tem direito. O autor e parceiro da Disal, Filipe Macedo, reforça que um dos principais pontos para que esse público crie o hábito da leitura é que se sintam representados nas histórias que leem.

“A inclusão de personagens surdos na literatura para crianças, como eu mesmo faço por exemplo, não apenas fortalece a identidade de toda uma comunidade, mas também estimula os leitores a conhecer o real valor da Libras, abrindo mais espaço para discutir sobre diversidade e empatia. Acredito em uma literatura que abrace a todos e que verdadeiramente transforme vidas”, explica.

Confira qual obra fará parte da sua estante:

  1. Família da Libras – Filipe Macedo

Você sabia que existem famílias diferentes e todas são muito importantes? Neste livro, vamos aprender com o escritor Filipe Macedo, como podemos nos comunicar por meio das mãos. Aqui, você vai encontrar vários sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para aprender a se comunicar, brincar e ajudar o nosso país a ser um lugar mais inclusivo para todos. História acessível em Libras.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/8806748-Familia-DaLibras

  • Quando as mãos podem falar – Filipe Macedo

Tauane tem o mundo todo diante de seus pés. Ela pode fazer tudo, com exceção de uma coisa: escutar. Nesta história, vamos encontrar os desafios que uma pessoa surda vive diante de uma sociedade ouvinte, além de aprendermos com o autor um pouco mais sobre a Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é quando as mãos podem falar. História acessível em Libras.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/8797250-Quando-As-Maos-PodemFalar

  • A chave do tamanho – Monteiro Lobato

A Chave do Tamanho trouxe um assunto contemporâneo à sua época (e que infelizmente continua atual): a guerra. Na história, Emília está decidida a acabar de vez com a Segunda Guerra Mundial. Para isso, vai até a sala das Chaves para desligar a Chave da Guerra e conta com o pessoal do famoso Sítio para participar do processo.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9188659-A-Chave-Do-Tamanho-Edicao-DeLuxo

  1. Geografia de Dona Benta – Monteiro Lobato

Depois de contar a história do mundo para as crianças, Dona Benta não teve descanso. Elas queriam mais! Mas que outra história a vovó poderia ler para saciar essa curiosidade sem fim? O jeito foi embarcar num navio de faz de conta e percorrer todos os continentes para ensinar Geografia a essa turma que não cansa de aprender.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9044310-Geografia-De-DonaBenta