Guardiões Das Águas chega às plataformas digitais

Guardiões Das Águas chega às plataformas digitais

O documentário Guardiões das Águas, já pode ser assistido pelas plataformas digitais e no YouTube. Com duração de 50 minutos mostra a trajetória percorrida pelo ecoesportista Dan Robson, conhecido como “Guardião das Águas”, em seu caiaque equipado especialmente para a expedição. Ele navegou por rios e represas do Estado de São Paulo: Rio Pinheiros, Rio Tietê, Represa Billings, Represa Guarapiranga, em São Paulo; além do Rio do Peixe, em Guarujá, e Rio Jaguariúna, em Jaguariúna.

Guardiões das Águas é uma produção das agências La Mela e Usina, com direção de Luanna Negreiros e roteiro do jornalista Roberto Gazzi. Para o documentário também foram realizadas entrevistas com importantes personagens que atuam pela consciência ambiental pelos rios que permeiam as grandes cidades, em sua jornada Dan fez a coleta de amostras de água de cada um dos reservatórios. Essas amostras foram encaminhadas para estudo do Laboratório de Análise Ambiental da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), sob coordenação da docente e bióloga Marta Angela Marcondes.

Durante a expedição, Dan Robson e Marta Marcondes, que coordena o Projeto Índice de Poluentes Hídricos da USCS (IPH/USCS), também realizaram palestras em diversas cidades para falar sobre o projeto; além de promoverem oficinas de roteiro e produção audiovisual para alunos e professores da Rede Pública de Ensino.

O ecoesportista é reconhecido por remar por inúmeros rios e represas brasileiras em seu caiaque, analisando as condições da água e seus principais indicadores de poluição em diferentes estados brasileiros. Suas expedições pioneiras já lhe renderam inúmeras premiações nos Estados Unidos e na Europa por seus trabalhos em defesa do meio ambiente.

A bióloga está à frente do IPH/USCS há 20 anos, projeto que teve início no Grande ABC e hoje realiza estudos ambientais nos principais rios e reservatórios do estado de São Paulo, além de Brumadinho e Rio Doce (MG) – em parceria com o projeto SOS Mata Atlântica, após a queda das barragens nos dois locais.

“O Guardiões das Águas é uma iniciativa de extrema importância, que desempenha um papel fundamental na proteção e preservação dos recursos hídricos, como rios, lagos, córregos e aquíferos. Algumas razões pelas quais esse tipo de projeto é significativo: o projeto contribui para a conservação desses recursos, garantindo que a água esteja disponível para as gerações presentes e futuras”, afirma Rita Reis, diretora-executiva da agência La Mela, produtora do documentário, juntamente com Mário Faria, da Agência Usina.

“Dirigir e produzir o documentário Guardiões das Águas é entrar em um universo de uma grandeza universal sem fim. Desafios em todo o tempo,  alegrias e choros, esperança por um mundo hoje melhor, mais saudável, com vida. É entender que depende muito mais de mim na unificação como um todo, como um ser vivente nesse planeta, com a vontade de passar para o mundo a energia que a água possui, que ela nos salva, nos alimenta, e nos rega:  o físico, o espiritual e é a salvação e o pedido de ajuda para todos que aqui habitam.  Dirigir essa obra, fechou um ciclo e me abriu um novo, de resiliência, coragem, força e de muita batalha para que possamos passar através dessa obra audiovisual a mensagem de que somos água, e que possamos salvar a nós mesmo todos os dias”, diz a diretora Luanna Negreiros.

“Este documentário vai ao encontro da necessidade de haver maior visibilidade para os corpos hídricos, fazendo com que as pessoas repensem sua relação com eles. A água é essencial a todos os seres e é isso que buscamos reforçar”, explica a bióloga Marta Marcondes.

O documentário tem classificação indicativa livre, com tradução em libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Projeto Guardiões das Águas

O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pronac (191154). Executado pelas agências La Mela e Usina, All Records e Ministério da Cultura, com patrocínio Klabin, Ambev e Ibema.

Ficha técnica:

Título: Guardiões das Águas

Direção e Produção:  Luanna Cavalcante Negreiros

Roteirista: Roberto Gazzi

Diretor de fotografia: Carlos Eduardo Rosenfeld Gonçalves

Roteirista e diretor: Vinicius Ferreira Feller

Diretor de fotografia: Giovani Gasparetto

Diretor de produção: Mario Vinicius Tacach Garcia

Fotografia e montagem: Vitor Hugo Martins

Making Of: Laura Beatriz Lori Machado

Diretor de som: Vitor Alecsandro Rodrigues Machado

Diretora de Arte: Maria Paula Vaz Ferreira

Diretor de Marketing: Fernando Lucchesi

Assistente de produção: Tiago Caldeira Montenegro

Ecoesportista: Dan Robson Pereira Dias

Still e Fotografia: Giovana Aurelio

Assessoria de Imprensa: Communica Brasil

Duração: 50 minutos  

País: Brasil 

Link https://youtu.be/Sis3Gh46CcA