A importância da contabilidade para médias empresas

A importância da contabilidade para médias empresas

A importância da contabilidade para médias empresas não é algo que pode ser menosprezado. Se você, enquanto gestor de um negócio de médio padrão, não tem atenção especial com a sua área contábil, então é importante compreender que está colocando a sua empresa em um risco desnecessário e que pode ter consequências muito sérias para o futuro.

Para se ter ideia, as empresas brasileiras gastam, em média, cerca de 2.000 horas com todos os tributos e impostos que devem ser pagos e contabilizados anualmente. A carga tributária é tão grande que muitos negócios sequer conseguem sobreviver 5 anos: na verdade, 60% de todas as empresas fracassam nesse período. Somente 40% ultrapassam a marca de 5 anos e seguem crescendo depois disso.

Portanto, é vital compreender a importância da contabilidade para médias empresas. Quer ver alguns fatores que provam isso? Então siga a leitura abaixo, com dicas enviadas pela KomBusiness, uma empresa focada em gestão empresarial!

A importância da contabilidade para médias empresas em 5 pontos

1. Planejamento tributário

A sua empresa paga a quantidade correta de impostos? Se você não sabe responder essa questão, é possível que a resposta seja “não”. Afinal de contas, o sistema tributário brasileiro é bem complexo.

Veja o Simples Nacional, por exemplo. Ele foi criado para simplificar as coisas, mas dependendo de uma série de fatores, um mesmo negócio pode cair no Anexo III ou Anexo V. Isso faz com que ela tenha de pagar mais ou menos tributos.

Por isso, é importante ter uma equipe de contabilidade para fazer um adequado planejamento tributário no seu negócio e ver qual a configuração mais interessante para você. Esse processo consiste em um estudo contábil completo, feito para levantar todos os detalhes tributários da sua empresa e comparar cada opção até chegar à configuração com menor custo.

Isso permite que a sua empresa possa trabalhar de maneira mais enxuta e com a menor carga tributária possível, ganhando velocidade e competitividade quando comparada com concorrentes do mesmo tamanho no mercado.

2. Contabilidade de custos

Você sabe qual o custo de produção de cada produto ou de cada serviço realizado pela sua empresa? Se não sabe, então sua gestão está com problemas. Afinal de contas, não dá para gerir bem uma empresa sem entender perfeitamente os seus custos e lucros.

Suponha que você precise fazer uma promoção, por exemplo. Qual é a margem de desconto ideal para ter sucesso? Você só pode fazer chegar a essa resposta se tiver uma contabilidade de custos completa, que analise o impacto de cada gasto nos custos da sua empresa.

3. Gestão estratégica

A gestão estratégica da sua empresa depende muito da contabilidade. Não é à toa que, hoje em dia, muitos dos principais CEOs do mundo tiveram formação contábil, já que a contabilidade se tornou um otimizador estratégico para aumentar a competitividade dos negócios.

Com a correta configuração contábil, é possível fazer a empresa produzir mais ou menos, vender mais ou menos, atacar um mercado ou se defender nele. Tudo isso apenas com a gestão de custos, preços e volumes disponíveis para investir ou reinvestir na empresa.

A estratégia na gestão depende dos recursos disponíveis e de uma boa leitura do estado da empresa e do mercado. Quem fornece isso é a contabilidade. Portanto, ela é vital para o sucesso da sua empresa.

4. Elisão fiscal

Todo empreendedor quer pagar menos impostos. Grande parte deles comete crimes como a evasão fiscal ou sonegação, o que pode resultar em penas e multas seríssimas, além da possibilidade de prisão nos piores casos.

No entanto, existe um caminho jurídico e legal para reduzir a carga tributária sem receber punições: a elisão fiscal. Essa ferramenta consiste na análise dos tributos pagos e a identificação de pontos que possam ser cortados ou benefícios que possam ser usufruídos para reduzir a sua carga tributária legalmente.

A elisão fiscal só pode ser realizada por uma empresa contábil inteligente e estratégica, que entenda os atalhos da lei e saiba quais são os benefícios disponíveis para cada negócio e em cada setor.

5. Agilidade e eficiência

Por fim, a contabilidade ajuda a dar mais agilidade e eficiência para a sua empresa, especialmente se ela for feita de maneira digital. Quanto mais digitalizada, menor o custo com insumos e armazenamento, além de mais rápida. A contabilidade será para gerar relatórios, emitir notas fiscais e dar andamento aos processos internos da empresa.

Pronto! Agora que você viu 5 fatores que provam a importância da contabilidade para médias empresas, já pode colocar em ação um plano contábil adequado para fazer a sua empresa crescer e prosperar no mercado. Com esse plano em ação, sua empresa terá diversas vantagens que outras não terão, já que elas não farão uso de uma estratégia de contabilidade adequada.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema!