Como a desburocratização afeta positivamente a economia?

Como a desburocratização afeta positivamente a economia?

Entenda o que é, quais os benefícios e quais as estratégias para diminuir as burocracias.

As burocracias fazem parte do cotidiano de todo mundo. Para utilizar algum serviço do governo, como pagar o IPVA, ou até mesmo os serviços de uma empresa mais sistemática, como um banco, todo mundo já passou por algum momento de estresse por conta desses procedimentos.

Apesar de a burocracia ser vista como algo positivo em alguns casos, no geral, analisando os processos em que ela é aplicada, pode trazer problemas e malefícios para as instituições, para as pessoas e até para a economia. 

Entenda melhor sobre isso e veja como a desburocratização pode trazer benefícios para a economia de maneira geral!

Por que as burocracias são vistas como algo negativo?

A burocracia é o nome dado aos processos que existem em um sistema de organização e administração caracterizado por regras rígidas, hierarquia, procedimentos formais e documentação excessiva. 

Surgiu no final do século XIX, como uma resposta à necessidade de organizar e controlar a crescente complexidade das atividades do Estado e da sociedade. Quanto maior a quantidade de processos, mais burocrático é considerada uma ação. 

Apesar de ser criada com o objetivo de tornar a gestão pública e privada mais eficiente e transparente, a burocracia é frequentemente vista como algo negativo.

Isso porque a complexidade dos processos e a rigidez das regras podem causar atrasos, custos excessivos e dificuldades desnecessárias, gerando ineficiência e desestimulando a economia e a participação das pessoas na sociedade. 

Entre os principais problemas da burocracia, é possível citar:

  • lentidão nos processos; 
  • excesso de documentação;
  • falta de flexibilidade;
  • desestímulo à inovação;
  • falta de transparência.

Vale considerar que toda instituição tem algum nível de burocracia, pois os processos precisam de uma certa organização. Entretanto, esses problemas citados aparecem quando há uma burocracia excessiva ou que não acompanha as novas realidades.

O que é a desburocratização? 

A desburocratização é um conjunto de ações que visa simplificar e agilizar processos administrativos, reduzindo a complexidade, o tempo e o custo envolvidos em atividades que dependem de autorizações, licenças, registros e outros procedimentos administrativos. 

Basicamente, tem o objetivo de repensar a maneira como os processos são tomados, com foco em encontrar processos mais ágeis que facilitem tanto o trabalho da instituição quanto das pessoas interessadas. 

A ideia é que, com menos burocracia e mais agilidade, as pessoas e as empresas, de maneira geral, consigam participar mais ativamente da sociedade e da economia, pois conseguiriam fazer isso de forma mais rápida, barata e transparente. 

Quais são os benefícios da desburocratização? 

Como vimos, a desburocratização é um processo que busca simplificar e reduzir a burocracia e a complexidade dos processos e dos procedimentos administrativos, tanto no setor público quanto no privado. 

Quando bem implementado, esse processo pode trazer diversos benefícios, incluindo para a economia.

Redução dos custos

A burocracia excessiva pode aumentar os custos das empresas, bem como do governo. A simplificação dos processos reduz os custos de transação e pode tornar as empresas mais competitivas, aumentando sua eficiência.

Estímulo ao empreendedorismo

De maneira geral, a simplificação dos processos empresariais, de pagamento de impostos e de processos regulatórios pode estimular o surgimento de novos empreendimentos, fomentando a inovação e a concorrência.

Aumento da arrecadação de impostos

A redução da burocracia também pode aumentar a eficiência da administração tributária, reduzindo a evasão fiscal e aumentando a arrecadação de impostos, o que pode contribuir para o financiamento de políticas públicas.

Maior confiança

Quando um processo é muito burocrático, muitas vezes pode se tornar pouco transparente. Ao simplificar isso, é possível reduzir incertezas e criar um ambiente mais favorável aos negócios, aumentando a confiança dos investidores e dos empresários e promovendo a segurança jurídica.

Melhoria do acesso a crédito

A simplificação de processos de análise de crédito e de obtenção de garantias pode tornar o acesso a crédito mais fácil e ágil, especialmente para pequenas e médias empresas. Isso também pode ser positivo para as pessoas físicas. 

Maior satisfação das pessoas

Ao reduzir o tempo e os custos envolvidos em processos de compra, venda e contratação de serviços, a desburocratização pode aumentar a satisfação dos clientes, promovendo a fidelização e a reputação positiva das empresas.

Como fazer o processo de desburocratização?

A desburocratização é um processo que envolve muitos fatores, como mudanças na cultura de trabalho, nos processos e na legislação. Pode ser conduzida tanto pelo setor público quanto pelo setor privado e traz benefícios a longo prazo, principalmente. 

Algumas estratégias para fazer uma desburocratização efetiva são:

  • mapeamento dos processos;
  • simplificação dos procedimentos;
  • digitalização de processos;
  • capacitação dos trabalhadores e servidores;
  • monitoramento e avaliação das mudanças.

É importante ressaltar que a desburocratização não é um processo simples ou rápido e exige engajamento e comprometimento de todos os envolvidos, bem como uma mudança na cultura e na mentalidade em relação aos processos administrativos.