Como otimizar a logística na sua transportadora

Como otimizar a logística na sua transportadora

No cenário atual de pandemia, as empresas de logística tiveram muito mais visibilidade, pois, o mercado de vendas online aumentou muito e as entregas precisam ser cada vez mais rápidas para agradar uma demanda tão grande, então, como otimizar a logística na sua transportadora e ganhar cada vez mais clientes?

Pensando nessa questão, citamos aqui 5 dicas essenciais para ajudar na otimização da sua empresa de logística.

Tenha um bom planejamento

Desde o momento que o cliente entra em um site e faz um pedido, o empresário já deve ter calculado qual o tempo, em média, que ele levaria para entregar o produto anunciado.

Quem sabe como otimizar a logística na sua transportadora, já se adianta e calcula os quilômetros da sua empresa até qualquer lugar do Brasil de antemão para anunciar o produto com o prazo de entrega correto nas lojas online de vendas.

Prever alguns problemas de percurso, definir rotas mais acessíveis e até escolher o tipo de embalagens que serão enviadas, são algumas das funções mais importantes no mercado de logística.

Antecipe pedidos

Uma das características de quem sabe como otimizar a logística na sua transportadora é a de antecipar a demanda dos clientes. Ou seja, o empresário tem que antecipar os custos de uma entrega e os imprevistos que podem vir a ocorrer tanto no trajeto como na economia em si.

Por exemplo, quando um imposto sobre os transportes torna-se mais caro, esse preço deve ser calculado e repassado no valor do frete para o cliente, já que o lucro é exatamente o valor da receita subtraindo os custos.

Além disso, é comum que existam um enorme números de vendas em épocas festivas como natal, por exemplo, e isso requer um maior número de entregas para as transportadoras que devem ter se antecipado para não deixar os clientes esperando um prazo maior que o estipulado no pedido.

Automatize os sistemas de controle

Como otimizar a logística na sua transportadora se o trabalho ainda não é automatizado?  A organização do negócio deve considerar a tecnologia disponível no mercado para facilitar a logística.

A tecnologia de empresas como a FleetDesk vem para facilitar a gestão de transportadoras, com sistemas de monitoramento de frotas, pagamento de pedágios automatizados, entre outras funcionalidades que esse tipo de serviço tem a oferecer.

Até mesmo na área interna das empresas de logísticas, a automatização facilita a vida dos empresários, com sistemas ERP para controlar estoques, embalagens e medições de peso de carga.

Faça logística estratégica

Um dos principais pontos que devem ser considerados para quem precisa saber como otimizar a logística na sua transportadora, é o de estratégia.

É difícil encontrar profissionais que sejam bons na parte estratégica da empresa e eles são essenciais para manter os transportes ágeis e eficientes

Pessoas profissionais nessa área sabem analisar bem a posição geográfica da empresa sede e de sua rede de distribuição para avaliar em quanto tempo conseguirá entregar para todo o Brasil.

Além disso, o estrategista avalia quantos pedágios existem no caminho e quais as possíveis rotas para evitar essas taxas de rodovia sem expor o motorista ao risco também.

Outro ponto importante diz respeito à colocação de centros menores de distribuições em cidades que costumam adquirir os produtos que a transportadora comumente entrega.

Conheça melhor sua transportadora

Como foi dito aqui, desde a compra até a entrega, a empresa de logística deve estar preparada para oferecer o melhor serviço para o cliente.

Foram dadas dicas de como otimizar a logística na sua transportadora desde o pedido até a chegada do produto.

Mas, antes de qualquer coisa, o empresário deve conhecer melhor sua transportadora, pois dependerá de seus funcionários a entrega perfeita.

Desde o serviço interno de Recursos Humanos até os motoristas que irão cuidar da entrega durante a viagem, todos devem ser analisados e avaliados constantemente para entregar qualidade.

É muito importante, também, garantir um bom ambiente de trabalho para poder cobrar respeito aos prazos, pois os funcionários devem se sentir bem enquanto trabalham para que a empresa seja saudável e responsável ao cumprir com suas obrigações.

O empresário deve sempre fazer levantamento do maior número de informações de sua empresa, sob a ótica do cliente e buscar sempre corrigir suas falhas, afinal, a reputação de uma empresa é o que muda o jogo: em caso de atrasos nas entregas, os clientes simplesmente deixarão de contratar os serviços dessa empresa.

Essas são dicas essenciais para quem tem uma empresa logística e, se levadas a sério, são grandes as chances de sucesso nas entregas e de ter reconhecimento no mercado.

Afinal, a tendência é que continue aumentando o comércio online, com suas vendas cotidianas em sites muito famosos como Mercado Livre e Amazon, por exemplo.

Portanto, quem souber como otimizar a logística na sua transportadora, já está à frente de muitos e, com o tempo, seguindo esses 5 pontos citados, o sucesso virá mais rápido que suas entregas.