Como ter uma boa educação financeira?

Como ter uma boa educação financeira?

A educação financeira é um dos pilares de uma vida confortável e independente, qualquer pessoa bem sucedida em qualquer esfera da sociedade. Todas as pessoas compreendem muito bem o quão benéfico pode ser ter as finanças ao seu lado, porém, mesmo assim, por alguma razão ainda há aqueles que a menosprezam.

Poucas áreas do conhecimento possuem tanto potencial quanto a financeira, com aplicações práticas e diversas no dia a dia, não é exagero algum afirmar que todos necessitam de conhecimento sobre finanças, seja uma pessoa de altíssimo nível, como um gestor de grande empresa, uma pessoa simples, com trabalho comum, um dentista, médico, engenheiro e até mesmo um desempregado.

Saber como manejar, guardar e usar dinheiro pode ser um grande ponto de virada na carreira de qualquer um, podendo ir muito mais longe, possuir melhor qualidade de vida, itens e imóvel sem sequer mudar de emprego, função ou empresa.

Se por um lado temos todos os benefícios que são muito mais facilmente alcançados com o uso da educação financeira, do outro lado da moeda temos também aqueles que sofrem, perdem e passam por situações que são evitáveis, justamente por conta da educação financeira. Sendo mais preciso, a falta dela. Se você é uma dessas pessoas que passa por uma barra, não há com o que se preocupar, apenas no Brasil no ano de 2022 o endividamento médio das famílias é de 77 % da população.

Números extremamente alarmantes, que provam na prática a importância da educação financeira, pois, com o conhecimento básico da área já é o suficiente  para mudar todo esse cenário, mas infelizmente apenas uma pequena parcela da população possui acesso ao conhecimento e educação financeira.

Conceitos extremamente básicos já poderiam sanar muitos destes problemas, conhecendo a diferença entre passivos e ativos, investimentos, juros, inflação e correção monetária já ajudaria muitas pessoas a não se endividarem ou então se livrar dos negativos que já possuem, porém a prática é muito distante do mundo ideal.

Quando na verdade, a esmagadora maioria da população sequer sabe o que é e como funciona um passivo ou então as taxas de juros, como resultado, são milhões de endividados sem a menor perspectiva de como sair dessa situação.

Se você está entre as pessoas desinformadas, não se preocupe, este artigo tem o objetivo de te passar tudo o que você precisa saber sobre finanças, dinheiro e estratégia. Contando com as mais rápidas formas de compreender tudo sobre as finanças pessoais.

Entenda a sua realidade

Sem dúvidas alguma o que move tantas pessoas a se endividarem tanto na maioria das vezes a falta de compreensão sobre a sua realidade de vida.

Querer ter ou ser algo que não é representa um caminho sem volta em que muitos se perdem. Indo então diretamente para a raiz da questão, a primeira atitude que pode pôr um fim ao problema é a compreensão. Entender a sua realidade evita muitos problemas.

Não gaste mais do que ganha

Essa dica pode parecer extremamente boba, mas na realidade, por mais que seja sim, simples, levá-la como regra, de nunca ultrapassar o seu limite de ganho é o passo inicial para possuir no longo prazo uma boa vida financeira, com menor índice de endividamento e também uma melhor gestão para não adquirir novos passivos.

Crie o hábito de poupar

Uma simples atitude que há muito é encorajada nas crianças mas que nem sempre é seguida quando chegamos na vida adulta.

Por mais que seja uma atitude muito simples, são pouquíssimas as pessoas que a seguem verdadeiramente, quase todos não possuem a disciplina para assim que receber guardar um pouco de seu dinheiro, o que infelizmente é mais um dos fatores que implica na permanência do alto endividamento.

Passivo x ativo

Deixando para trás a parte em que há o foco na gestão do dinheiro que já se possui, chegamos à parte de se fazer mais dinheiro, e para começar essa jornada com o pé direito, a primeira coisa a se fazer é compreender a diferença entre passivos e ativos.

De uma forma muito mais simplificada, um passivo nada mais é que um bem que lhe traz ganhos financeiros, seja uma empresa, ações, imóveis, terrenos ou muito mais, gerando ganho recorrente ou então que possam ser convertidos em lucro.

Enquanto o passivo é o contrário, representando um bem, que não gera ganho mas sim, despesas monetárias.

Invista em conhecimento

Muitas coisas na vida são temporárias, até mesmo as pessoas, porém, há algo que nos segue para sempre que é o conhecimento, ninguém pode tirar de você suas capacidades e o que sabe fazer.

Uma das melhores atitudes para melhorar a sua vida financeira sem dúvidas é buscar por melhores e mais atualizados conhecimentos, como por exemplo os serviços da monway que carrega como o seu propósito mudar a vida dos brasileiros através do seu conhecimento sobre finanças.

Lembre-se, quando o assunto é instrução e saber a palavra certa a ser utilizada é investimento e nunca gasto. Por isso, saiba equilibrar o quanto ganha com o que gasta e encaixe em seu planejamento de orçamento alguns investimentos em você mesmo.