Dassault Systèmes e Airbus APWorks colaboram para avançar no uso da impressão 3D para produção em série

Dassault Systèmes e Airbus APWorks colaboram para avançar no uso da impressão 3D para produção em série

Tecnologia permite que empresas aeroespaciais e de defesa façam mais com menos 

A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), e a Airbus APWorks GmbH, uma subsidiária da Airbus e especialista em impressão 3D em metal, anunciam que firmaram uma parceria colaborativa para promover o uso da manufatura aditiva na produção em larga escala da indústria Aeroespacial & Defesa (A&D). A colaboração irá alavancar a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e a experiência da APWorks em consultoria, engenharia e produção para novos desenvolvimentos na validação virtual do processo de manufatura aditiva.

As empresas aumentarão as capacidades da Industry Solution Experience (ISE) “Co-Design to Target” para desenvolver um processo integrado com continuidade digital para todos os parâmetros de engenharia da cadeia de valor necessária para a manufatura aditiva de peças. Isso engloba o processo de manufatura aditiva desde a otimização do design até a produção, replicável e escalável.

As novas gerações de peças aeroespaciais estão se tornando mais leves e mais confiáveis graças à manufatura aditiva. Conforme projetos cada vez mais sofisticados, novos materiais de alto desempenho e maquinários mais rápidos surgem e a utilização da impressão 3D está se estendendo para além do design criativo de produtos e da prototipagem para ganhar força como um dos principais processos de manufatura industrial em todo o mundo.

As tecnologias virtuais podem ajudar a acelerar essa adoção em alta escala. O novo processo de ponta a ponta da Dassault Systèmes e da APWorks fornecerá uma única fonte de dados para consolidar o design de materiais e simplificar o processo de produção e testes. A integração do design 3D combinada com engenharia e simulação otimiza as peças para a manufatura aditiva, possibilita a padronização de parâmetros e, portanto, permite padrões de certificação. Os passos seguintes como testes, otimização e impressão 3D das partes podem ser combinados com os parâmetros identificados. Os fabricantes de equipamento original podem otimizar seus designs conceituais conectando-se com suas cadeias de suprimentos para executar a validação virtual durante cada fase e para detectar problemas antes que a peça seja produzida.

“A plataforma 3DEXPERIENCE é o primeiro passo importante para que a produção em série ocorra de forma replicável e escalável. A simulação pode ajudar a antecipar e evitar falhas nas peças”, diz Joachim Zettler, CEO da APWorks. “A indústria da aviação é orientada para a segurança e a inserção de novos produtos normalmente demora a acontecer. Com a validação virtual do processo de manufatura aditiva, podemos esperar partes certificadas provenientes da impressão 3D em série.”

“As tecnologias virtuais e a manufatura aditiva estão permitindo que o mundo industrial faça mais com menos desperdício, peso e custos, assim como libera os designers para explorarem formas complexas que não poderiam ser fabricadas utilizando os processos tradicionais”, afirma Michel Tellier, Vice-Presidente para a Indústria A&D da Dassault Systèmes. “Apenas com a redução da distância a zero entre o real e o virtual é que a indústria pode construir e experimentar o futuro. A Dassault Systèmes está juntando esforços com empresas inovadoras neste campo, como a APWorks, para acelerar a adoção da tecnologia na indústria.”

Além da indústria Aeroespacial & Defesa, a colaboração tem como objetivo aplicações potenciais nas indústrias automotivas e médicas, bem como em robótica e engenharia mecânica.

Deixe uma resposta