Futuro da área médica: inovações tecnológicas na saúde

Futuro da área médica: inovações tecnológicas na saúde

Conheça as principais tecnologias que promovem maior qualidade em tratamentos médicos.

As novas tecnologias em saúde já são uma realidade no mercado médico. Tecnologias inovadoras são fundamentais para o avanço da medicina no tratamento de diversas doenças e personalização do atendimento para cada paciente. Novas soluções como as impressoras 3D, a telemedicina e o Big Data são importantíssimas para um atendimento mais humanizado e preciso. 

A tendência de futuro é que as impressoras Epson e de outras marcas possam, por exemplo, criar modelagens 3D de novos instrumentos cirúrgicos e até tecidos artificiais para uso em tratamento e pesquisa de saúde. Aqui, neste artigo, vamos te apresentar as principais inovações tecnológicas na área de saúde, confira abaixo:

Impressoras 3D 

As impressoras 3D são um modelo de impressora de prototipagem rápida, o que permite a reprodução de objetos com base em modelos prontos. Na área da saúde, o uso das impressoras tem trazido mais qualidade de vida, possibilitando a criação de novos instrumentos cirúrgicos, próteses e até tecidos artificiais. 

Um exemplo de projeto na área é a criação de um tecido ocular produzido através das células-tronco de um paciente. A técnica, desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional do Olho dos Estados Unidos, permite que seja feito um estudo mais aprofundado sobre doenças oculares, como a degeneração macular, que pode causar a perda de visão, abrindo espaço para novos tratamentos e terapias.

Data Science 

A Data Science ou ciência de dados, em português, permite a análise preditiva e acompanhamento mais preciso do tratamento e diagnóstico dos pacientes. Com essa tecnologia, as clínicas, hospitais e laboratórios conseguem acessar um banco de dados com o histórico de cada paciente para proporcionar o melhor tratamento. 

Por meio da ciência de dados, os médicos conseguem fazer análises rápidas e assertivas de diagnósticos e reação ao tratamento de pacientes. A análise serve para acompanhar o caso do paciente ao longo do tempo, permitindo uma análise mais apropriada em pacientes com doenças crônicas ou que apresentam novas enfermidades, que podem estar ligadas a problemas anteriores. 

Telemedicina 

Após a pandemia de covid-19, a telemedicina cresceu bastante no segmento médico. Focada em possibilitar o atendimento à distância com maior qualidade, a telemedicina utiliza a tecnologia para promover saúde em qualquer lugar. Por meio das consultas à distância, médicos conseguem acompanhar pacientes com maior agilidade e realizar a prescrição digital para dar continuidade ao tratamento. 

Robótica 

A robótica é uma tecnologia que cada vez mais faz parte do segmento médico. Os robôs podem ser utilizados para analisar exames com maior rapidez e até em cirurgias para viabilizar cortes mais precisos. A tendência é que essa tecnologia avance bastante nos próximos anos e que seja amplamente utilizada na medicina para o tratamento de doenças que afetam a maioria das pessoas. 

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada é uma tecnologia que está começando a ser utilizada no segmento médico. Essas novas tecnologias serão cruciais para mudar o modo de fazer intervenções cirúrgicas, podendo ajudar tanto no pré como no pós-operatório. É possível realizar cirurgias e tratamentos com realidade virtual e aumentada para aumentar o nível de precisão e possibilitando o surgimento de novas terapias. 

Plataformas de gestão médica 

As plataformas de gestão médica já são uma realidade na área de saúde. Os sistemas automatizados conseguem acompanhar as informações de cada paciente em tempo real. Além disso, as plataformas oferecem recursos que conseguem integrar diversas áreas do segmento de saúde, ajudando não só no prontuário eletrônico dos pacientes, mas a fazer toda a parte de análise, prevenção e auditoria de saúde. 

As novas tecnologias estão se tornando uma realidade no mercado de saúde. A tendência é que tratamentos e intervenções médicas se tornem muito mais assertivos, possibilitando o surgimento de novas terapias e estudos que ajudem a medicina a avançar na forma de lidar com diversos tipos de doenças.