Grupo Açotubo deve abrir 50 novas vagas durante o ano

Grupo Açotubo deve abrir 50 novas vagas durante o ano

São Paulo, março de 2021 – Um dos principais valores do Grupo Açotubo nos seus 47 anos de atividade é “cuidar de nossas pessoas”. Com base nisso, a empresa anunciou para o ano de 2021 uma série de investimentos na área de Recursos Humanos, contemplando ações de engajamento e crescimento voltadas aos seus colaboradores e uma parceria com a startup Kenoby para auxiliar em novas contratações do Grupo.

Como parte do crescimento para 2021, a empresa adianta que durante o ano serão abertas ao menos 50 novas vagas, sendo 30% para a área Comercial e 70% para Operação, aproximadamente. A Açotubo conta hoje com 850 funcionários distribuídos entre a matriz e as unidades espalhadas estrategicamente pelo país, e as adições caracterizam um crescimento acima de 5% no número de novos colaboradores no ano.

As áreas que devem receber mais contratações são as unidades de negócios de Inox, a operação da Tubos e Aços e a de Soluções. No ano passado, a empresa já havia implementado um terceiro turno por conta da redução de jornada, para melhor organizar a movimentação interna devido à pandemia.

Com foco nessas novas contratações, a Açotubo fechou parceria com a startup Kenoby, responsável por triar e digitalizar os processos de recrutamento e seleção. Um dos diferenciais da ferramenta é o uso de inteligência artificial, dando velocidade e transparência ao processo.

Pesquisa de clima organizacional pautou novidades para gestores e colaboradores

Em setembro de 2020, a empresa participou de uma Pesquisa de Clima Organizacional desenvolvida pela FIA (Fundação Instituto de Administração) denominada FIA Employee Experience – FEEx. Com a divulgação do resultado este ano, o grupo recebeu o Certificado Atmosfera FIA de Qualidade do Ambiente do Trabalho.

Avaliando os resultados dessa pesquisa, as oportunidades de melhorias apontadas foram priorizadas, e várias ações foram pensadas para engajar os colaboradores. A primeira delas foi a criação de uma página de carreira onde todas as vagas existentes são divulgadas, facilitando o acesso dos funcionários e incentivando as movimentações internas.

A nova página proporciona autonomia também para os gestores, permitindo que abram novas posições, acompanhem todo o processo por meio de gráficos e indicativos, e consigam avaliar questões como quantidade de candidatos, período do processo, em que fase que cada candidato está, dentre outros parâmetros.

Ainda com foco em uma maior autonomia, a empresa criou um aplicativo para os colaboradores acompanharem as demandas internas. Sendo um novo canal de comunicação, o app faz divulgações de campanhas internas e permite o acesso à diversas informações, como a universidade corporativa, convênios com universidades da região, dados de ponto e de folha de pagamento. Além disso, o colaborador tem um canal direto para se comunicar com o RH a qualquer momento, podendo, inclusive, acompanhar o status das suas demandas e dúvidas.

No que se refere à saúde, reformulamos o nosso plano de saúde, garantindo acesso gratuito a todos os colaboradores ativos, e também ampliamos o atendimento da área de medicina do trabalho, com o médico atuando de forma preventiva, estabelecendo uma rotina de exames e acompanhamento da saúde de nossas equipes, em especial dos trabalhadores das áreas operacionais.

Formação de líderes e mudança de atuação dos gestores

Dentro dos novos processos, o Grupo também fez um diagnóstico de cultura organizacional. Dividido em duas partes, a análise traz uma a visão dos colaboradores e outra das lideranças. A avaliação conjunta é fundamental para identificar onde a empresa e seus funcionários estão atualmente e onde eles gostariam de estar.

Como parte disso, o Grupo está passando por um ciclo de avaliação de desempenho e competências, focando nas questões relacionadas aos valores, visando assim identificar os maiores gaps e entender o que nossos líderes já praticam e o que precisam aprimorar. Um dos resultados é a evolução do programa de desenvolvimento de lideranças inspiradas nesses valores, incluindo a nova geração de gestores da família Bassi, representada pelo CEO Bruno Bassi.

 “A chegada da nova geração ao comando da empresa altera a maneira de planejar e executar as estratégias internas. Com o Bruno a frente dos negócios, os gestores precisarão pensar mais nas estratégias e trazer soluções e alternativas, pois ele atuará muito mais nas tomadas de decisão. Caberá aos gestores apresentar novos caminhos, pensar em possibilidades, e trazer soluções viáveis para que as decisões estejam corretamente embasadas”, ressalta Renato Flora, gerente executivo de serviços compartilhados do Grupo Açotubo.

Sobre o Grupo Açotubo

Com 47 anos de atividades, o Grupo Açotubo é reconhecido pelo portfólio, serviços e soluções em distribuição siderúrgica. A empresa tem seis unidades de negócio, sendo Tubos e Aço, Conexões, Aços Inoxidáveis, Trefilados e Peças, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), com unidades estratégicas posicionadas em diferentes regiões para atendimento em todo o Brasil. Com investimentos constantes em tecnologia e infraestrutura, a empresa tem como meta atender os clientes com agilidade e qualidade em todas as suas necessidades, independentemente de volume. Valoriza seus colaboradores como força motriz de desenvolvimento e tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares.  Mais informações em: https://acotubo.com.br/.