Indicadores de desempenho: quando os editores de planilhas não bastam

Planilha-financeira

Os indicadores de desempenho são muito importantes para todo empresário que deseja medir a eficiência de seu negócio e de sua equipe para tomar decisões mais assertivas.

Grande parte dos indicadores utilizados estão relacionadas à qualidade dos processos. Porém, há também os que pontuam prazo, quantidade, processos e outros. Independente da sua dimensão, o que é importante mesmo é que os medidores sejam bem elaborados, de maneira compreensível, mensurável e atingível pelos envolvidos. E esteja completamente adequado à atividade a ser mensurada.

Algumas empresas optam pelos softwares de planilhas para criarem seus métodos de medição, já outras preferem os programas desenvolvidos exclusivamente para medir esses indicadores.

E qual é a diferença? Simples, os softwares de planilhas possuem limitações, já que são desenvolvidos de forma neutra, para atender planilha de gastos, estoque, entre outros. Já os programas desenvolvidos para gerenciar os indicadores conseguem entregar os resultados em notas ou cores, o que dá mais rapidez na hora de analisar cada resultante.

“Uma diferença importante entre um sistema próprio para gestão de indicadores e um modelo genérico está na impossibilidade de governança dos dados, já que através de planilhas não temos controle efetivo da manipulação de dados, o que faz com que haja possibilidade de comprometer os indicadores”, explica a gerente de negócios da WCA Inteligência de Negócio, Denize Sarmiento.

Outro fato que Denize marca como importante é o fato de que softwares especializados em gestão de indicadores de desempenho conseguem medir rapidamente e com margem de erro praticamente nula, indicadores de naturezas e padrões de comportamento diferentes e fazer este tipo de análise, através de planilhas, é um processo demorado e com alta margem de erro.

Em softwares destinados a analisar indicadores, os gráficos e dashboards são fáceis de visualizar e acompanham qualquer alteração em tempo real. “Com a velocidade que o mercado tem mudado em meio à crise, é preciso ganhar tempo na hora de tomar decisões e a análise dos indicadores de desempenho deve nos orientar de forma objetiva para garantir os resultados”, completa Denize.

Editores de planilha podem ser bastante eficientes para quem está começando a entender o mundo dos indicadores, porém, à medida que o negócio cresce e todas as áreas da empresa precisam medir os resultados, os softwares de gestão de desempenho ganham mais espaço, pois entregam resultados mais completos e em menos tempo.

Segundo Denize, de qualquer maneira, o empresário não pode deixar de medir os resultados de sua empresa. “Quem não mede, não cresce!”, finaliza.

Deixe uma resposta