Legislação no trânsito: saiba quais precisam de mais atenção do brasileiro

Legislação no trânsito: saiba quais precisam de mais atenção do brasileiro

Você sabia que, a cada hora, morrem cerca de 5 brasileiros no trânsito? Isso mostra como o nosso trânsito é mortal, sendo um dos que tem a maior taxa de acidentes mortais no planeta. Por isso, é essencial saber quais leis do trânsito precisam de mais atenção do brasileiro. Assim, quanto mais pessoas conhecerem as leis, maiores são as chances de evitar acidentes.

De acordo com muitas pesquisas, a educação é um dos principais motores de prevenção a acidentes. Quanto mais as pessoas entendem a importância de seguir as leis, conhecem os detalhes de regulamentação e são informadas sobre as regras de trânsito, mais dispostas estão a segui-las. Além disso, quanto mais dispostas a seguir as leis, menos acidentes causam.

Por isso, saber quais leis do trânsito precisam de mais atenção do brasileiro é essencial para reduzir o número de acidentes no país. Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!

Quais leis do trânsito precisam de mais atenção do brasileiro?

Veja a seguir algumas das leis de trânsito que são mais desrespeitadas no Brasil e que mais podem ajudar a salvar vidas ou evitar acidentes!

Dirigir com carro em um estado ruim é proibido

Você sabia que dirigir um carro em um estado de conservação ruim é proibido? Pois é! De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um carro em “mau estado de conservação, comprometendo a segurança ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança” é proibido.

Vale falar que o carro em mau estado de conservação comprometendo a segurança inclui uma série de atitudes relativamente comuns. Por exemplo, seu freio está desgastado? Entra na definição. Pneu careca também!

Portanto, se o seu carro está em mau estado, é hora de comprar um novo. Nós recomendamos a Karvi Brasil, que é uma plataforma onde você pode verificar as principais concessionárias próximas e ver qual oferece os melhores negócios para você.

Cinto de segurança obrigatório

Você sabia que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, apenas 3% dos adultos usam o cinto de segurança no banco de trás? Há a ideia equivocada de que o cinto é somente obrigatório no banco da frente. No entanto, em uma batida, são justamente as pessoas no banco traseiro que sofrem mais danos, sabia?

Para se ter uma ideia, uma batida a 80 km/h contra um objeto parado (um muro, por exemplo) gera um impacto equivalente ao da queda livre de 25 metros. É muita coisa! Não à toa, 8 em cada 10 pessoas envolvidas em acidentes de trânsito sem cintos de segurança morrem quando um dos veículos está a 20 quilômetros por hora ou mais.

Transporte de crianças com equipamentos corretos

De acordo com a lei, é obrigatório transportar crianças no banco traseiro sempre com o equipamento de transporte correto. O equipamento depende, claro, do tamanho e da idade da criança. Portanto, compre o bebê-conforto adequado para o seu filho segundo as regulamentações oficiais.

Uso de celular é proibido ao volante

Os smartphones estão em todos os lugares e é muito difícil ficar sem acompanhar as redes sociais, o e-mail ou algo do tipo. Por isso, é comum ver motoristas aproveitando uma parada no semáforo para dar uma olhadinha rápida no WhatsApp.

No entanto, esse tipo de atitude é proibida. Isso porque diminui a atenção do motorista e pode causar muitos acidentes. Portanto, o celular serve apenas para o aplicativo de GPS dentro do carro.

Dirigir embriagado é crime

Essa você provavelmente já conhece, mas vale repetir: dirigir embriagado é crime. E não, não existe uma “tolerância” na quantidade de álcool no seu sangue. Qualquer quantidade é crime, ok? O que existe é uma margem de erro dentro do medidor oficial usado pela Polícia. Nesse caso, se a quantidade indicada no seu teste estiver dentro da margem de erro, é possível contestar o caso judicialmente. Mas nenhuma quantidade de álcool é permitida.

Bicicleta é veículo

Uma impressão equivocada que muitos brasileiros possuem é que as bicicletas são como pedestres dentro do trânsito brasileiro. No entanto, isso não é verdade. Pelo Código de Trânsito, elas são consideradas veículos e, portanto, devem seguir as leis da mesma forma.

Isso significa que um ciclista não pode atravessar o sinal vermelho, nem andar na contra-mão ou qualquer outro tipo de situação que é tão comum vermos no país. Isso aumenta os riscos de acidentes, que já são muitos por causa da ausência de ciclovias adequadas nas grandes cidades nacionais.

Pronto! Agora você já sabe quais leis do trânsito precisam de mais atenção do brasileiro. Sabendo dessas leis e dos seus detalhes, você pode segui-las adequadamente e reduzir as chances de estar envolvido em um acidente. É claro, por exemplo, que você não consegue evitar 100% dos acidentes só da sua parte. É preciso que todas as pessoas no trânsito sigam as leis para reduzir ao máximo os riscos.

Portanto, para aumentar a segurança no trânsito, compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam essas importantes leis!