Marketing viral: o que você está perdendo por não usar?

Marketing viral: o que você está perdendo por não usar?

Todos os dias ouvimos falar sobre um novo vídeo que viralizou ou conteúdo que se espalhou na internet. Mas o que é, de fato, marketing viral e como ele pode se tornar uma válvula direcional para meu sucesso?

Esse tipo de conteúdo costuma ter uma estratégia bem elaborada por trás, mas a viralidade também se deve à sorte, criatividade e preparação. Para quebrar esse conceito, explicaremos a definição e as vantagens desta prática.

O que é Marketing viral?

O marketing viral gera interesse em uma marca ou produto por meio de mensagens que se espalham rapidamente de uma pessoa para outra. A ideia é que os próprios usuários optem por compartilhar o conteúdo.

Pela facilidade do compartilhamento, as redes sociais são o habitat natural desse conceito. E o exemplo mais difundido nos últimos tempos é a criação de vídeos emocionais, surpreendentes e engraçados, sejam eles do YouTube, Instagram, Tik Tok e etc.

No entanto, a viralidade pode ser uma ‘faca de dois gumes’. É importante lembrar que neste tipo de campanha, grande parte do controle cai nas mãos dos usuários e existe o risco de que a mensagem seja mal interpretada ou parodiada. Por outro lado, quando faz sucesso, pode resultar em milhares ou milhões de seguidores para sua marca, seja ela de tinta, de  projeto de climatização ou qualquer outra.

O que estarei perdendo sem o marketing viral

Curtidas, compartilhamentos e “15 minutos de fama” à parte, o marketing viral pode beneficiar sua marca de várias maneiras. Então, não fique de fora, senão:

  • Gastará mais com custos de publicidade

Embora sua campanha possa precisar de pequenas quantias para engrenar, à medida que começa a ser captada pelo seu público, eles farão o compartilhamento para você, reduzindo (e muito) suas despesas com publicidade.

Além disso, é provável que suas iniciativas futuras alcancem, naturalmente, um público maior, graças ao reconhecimento estabelecido durante sua campanha viral.

  • Crescimento demorado

O sucesso nos negócios raramente acontece rapidamente. Dito isto, o marketing viral é uma das poucas táticas com o potencial de criar um crescimento explosivo em muito pouco tempo. Comparativamente, é como se fizesse a manutenção de compressores tão rapidamente quanto nenhum outro profissional.

Esta é, obviamente, a vantagem mais atraente para os empresários, mas também é a mais difícil de alcançar.

Felizmente, você não precisa de sucesso muito rapidamente com o marketing viral. Ou seja, se conseguir um crescimento ainda mais estável e consistente a um custo relativamente baixo, você já está à frente do jogo.

  • Não haverá exposição na mídia tradicional (e muito menos na digital)

Como profissionais de marketing de entrada, geralmente comentamos que você não precisa da mídia convencional para aumentar a conscientização, mas ninguém pode negar o poder e o público ainda mantém.

O marketing viral, quando feito corretamente, dá aos meios de comunicação um motivo para cobrir sua marca sem que você pague ou solicite.

Lembre-se: os meios de comunicação menores seguem as histórias divulgadas pelos grandes nomes. Imagine o que um recurso da Rede Globo ou TV Bandeirantes poderia fazer pelo seu produto.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.