sábado , 18 novembro 2017
Capa > Vida Digital > Redes Sociais > Nem te conto o que descobri sobre as redes sociais…

Nem te conto o que descobri sobre as redes sociais…

Falam muito sobre as Redes Sociais

 

Muito e muita bobagem também, todo mundo quer escrever e ler sobre as redes sociais, inclusive eu! Mas eu optei por contar o meu caso, assim você pode entender na prática se isso faz diferença pra você e sua empresa ou se é só uma moda passageira ou de tribo.

Estou na correria administrando a minha empresa, o E-Marcas e dando o pontapé inicial da minha startup, Avctoris, com isso tempo disponível é algo que eu sei que existe, mais ou menos como cabeça de bacalhau, existe mas eu nem sei como é, nunca vi nem comi eu só ouço falar (by Zeca Pagodinho)!

Muitos amigos, clientes, consultores e o pessoal de SEO me disse pra dar atenção às redes sociais, já começa tudo errado, como assim “redes sociais” é só o Facebook cacete! O que tem mais?

Esta semana eu resolvi dar ouvidos à eles e me senti como um cego que, aos 43 anos, começa a enxergar, sabe o que eu descobri?

 

Existe vida além do Facebook

As tais redes sociais não se resumem ao Facebook e nem ao kit “Facebook+Twitter”, o Google + está incrível, não só pela qualidade das comunidades e dos posts mas também pelo retorno que dá eu nem imaginava que existiam tantas comunidades nem tão interessantes. Sabe “como” eu as descobri? O Google + tem ferramentas para você descobrir as comunidades dos seus círculos, pesquisar por assunto ou simplesmente ver as comunidades relacionadas ao lugar onde você mora, sim, tem uma “geopesquisa” que te mostra as comunidades que tem relação com o seu bairro, cidade, estado, etc…

E o Linkedin? Nossa! As comunidades do Linkedin são “felomenais” como diria Giovani Improta! Espetaculosas como diria “Nazira Moderna!”.

A única rede social que eu ainda não entendi direito como usar é o Pinterest, até porque eu acho mais legal o Pinspire, enfim, essa vai ser difícil.

Ainda tem o Ning e o Xing, ando meio off-line em ambos, mas valem a pena, só falta tempo pra tudo.

 

Tem gente legal,

Gente que pensa e que está pronta pra ajudar, mesmo que você seja um completo desconhecido

Uma vez eu tentei usar o falecido (morreu, né?) Orkut pra divulgar a minha empresa, na época era rede social do momento, a cereja do bolo. Foi uma catástrofe! Não vou comentar porque sempre tem um fã saudosista pra defender, mas foi horrível.

Desta vez, iniciando nos grupos do Facebook, Google + e Linkedin eu já fui com medo, pensando que ia ser a mesma coisa, mas sabe que eu tive muitas felizes surpresas? Gente inteligente debatendo com propriedade, ajudando expontâneamente, acrescentando informação e conhecimento, foi muito legal mesmo!

 

As redes sociais também são pessoais

É óbvio que, sem nenhum tempo disponível para ficar de “tro-lo-ló” eu queria um script que eu desse um comando e ele mandasse divulgação dos meus sites automáticamente para todos os usuários do Facebook, já tentei “impulsionar” publicações e tudo mais, completamente sem sentido, resultados pífios, mas a minha intenção era fazer as coisas direito, com calma, então fiquei “zapeando” pelos grupos, identifiquei aqueles que tinham relação com os assuntos que me interessam e depois revisei tudo pra ver as regras de cada grupo.

Alguns (a maioria) proíbe expressamente propaganda, mas eu tenho pra postar informação, porém como tudo é diretamente relacionado com meu trabalho, onde termina a informação e onde começa a divulgação? Na dúvida falei com o moderador/owner de cada grupo, pra esclarecer.

Depois eu dei uma boa olhada se havia algum post de outros membros que fosse legal, interessante, quando achava um que eu gostava ou concordava, curtir, +1, compartilhar, etc… depois selecionei o meu contéudo que fosse mais informativo do que publicidade, procurei aquilo que tem VALOR para as pessoas e comecei a postar, compartilhar, etc…

Em resumo: você precisa dar tempo e atenção às redes sociais, não adianta sair metralhando propaganda isso não dá resultado nenhum, nem mesmo quando é “impulsionada”, ganha uns “curtir” sem graça e só.

 

E o resultado?

Depois de uns 3 dias dedicando entre 1h e 4h para as redes sociais, o resultado é o gráfico que ilustra o post, não precisa ter números para você perceber a diferença, não é mesmo? E foram apenas 3 dias, não houve uma constância, imagine esse potencial trabalhado com cuidado e constância?

E mais, como eu compartilhei CONTEÚDO RELEVANTE para as pessoas ainda ganhei 2 postagens em blogs bem legais sobre a Avctoris, um do pessoal do Nerd World Domination e outro do Desenho On-Line agora que eu tenho certeza que funciona vou organizar melhor o tempo e começar postar CONTEÚDO RELEVANTE do E-Marcas, Avctoris e do Direito & Negócios.

Pronto, se você queria um post falando de um caso concreto de como usar as redes sociais e obter resultado, sem “mimimi”, já tem!

Agora é só compartilhar!

 

Sobre Rudinei Modezejewski

Consultor em propriedade intelectual a 15 anos, desde 1999 mantém o site www.e-marcas.com.br, fundador do Avctoris (www.avctoris.com) e Sócio-Diretor do E-Marcas. Atuou também como consultor em Marketing Jurídico, é colunista de diversos sites e blogs (Administradores, TuDiBão, Webinsider, Consultores entre outros), hard-user de internet e redes sociais (Twitter, Ning, Grupos de Discussão do Yahoo, etc…) e gestor do portal Direito & Negócios, empreendedor compulsivo.

Check Also

Que fazer com tantos vídeos e fotos depois das férias?

Com celulares cada vez mais incríveis com capacidades extras de memória e de resolução, o …

Deixe uma resposta