Pesquisa de mercado: entenda a importância antes de abrir o negócio

Pesquisa de mercado: entenda a importância antes de abrir o negócio

A pesquisa de mercado é fundamental para qualquer empreendedor que deseja abrir negócio. Essa é a única maneira possível para que qualquer empresário possa alcançar o tão sonhado sucesso.

Há tempos especialistas destacam a importância da pesquisa de mercado. Afinal, por meio dela, é possível compreender as necessidades e as preferências do público-alvo e assim trabalhar o marketing digital de forma mais precisa, afinal, de acordo com o Blog do Isael Oliveira, é grande a importância que o marketing digital tem sobre sua vida profissional e o sucesso de seu negócio.

Os dados provenientes da pesquisa servem como norte para as pessoas que acabaram de criar um novo negócio. Tal qual uma bússola, ela vai indicar quais são os melhores passos a seguir.

Ao utilizar ferramentas com software CRM, por exemplo, uma empresa consegue obter insights poderosos para as suas estratégias de marketing e vendas

Por outro lado, a pesquisa permite ainda que uma companhia faça uma análise detalhada sobre a concorrência e também sobre os produtos e serviços oferecidos no mercado. Com isso, é possível verificar o que funciona e o que desagrada a maioria dos clientes.

Nesse cenário, realizar uma pesquisa de mercado ajuda a minimizar os riscos, sobretudo de negócios iniciantes. Portanto, antes de começar um empreendimento, é vital analisar dados como

  • Preço,
  • Ponto de venda,
  • Promoções, 
  • Ofertas, 
  • Entre outros tópicos.

 Além disso, nessa fase da pesquisa, o empreendedor tem a oportunidade de conferir quais são os pontos fortes dele para se diferenciar do mercado.

Tipos

Os dois principais tipos de pesquisa de mercado são as quantitativas e as qualitativas.

No caso das quantitativas, a pesquisa é baseada em números.Nesse caso, o empreendedor pode verificar qual a porcentagem de homens e mulheres que compra determinado produto, por exemplo.

Ela é feita a partir de diversas perguntas, e qualquer pessoa já pode criar um questionário simples. Basta abordar os clientes e realizar perguntas relevantes sobre o perfil deles.

Já a pesquisa qualitativa está baseada em números, mas também em acontecimentos e reflexões das pessoas sobre determinado produto ou serviço.

Nesse tipo de pesquisa, pode ser perguntado, por exemplo, quais motivos mais influenciaram na decisão de compra. Essas pesquisas também podem ser realizadas em pequenos grupos. Dessa forma, com pessoas de origens diferentes, uma empresa tem a chance de avaliar o que mais chamou a atenção de possíveis consumidores.

Pequenos empreendedores podem até mesmo utilizar ferramentas do Google para realizar a sua própria pesquisa de mercado. Em alguns casos, muitos empresários já contam com ferramentas como o CRM. Por meio dela, é possível analisar mais profundamente o perfil dos clientes em potencial.

Como planejar?

Uma pesquisa de mercado eficiente se inicia com a meta que se deseja alcançar e quais as informações necessárias para atingir esse objetivo.

A boa notícia é que esse planejamento é simples. Se um empreendedor, por exemplo, deseja criar uma loja virtual, ele pode analisar no Google Trends quais são as buscas mais realizadas sobre o tema que ele deseja trabalhar. Há também a oportunidade de simplesmente conversar com clientes em potencial.

Entretanto, independentemente do tamanho da empresa, o ideal é ter uma abordagem bem profissional. Se possível, todas as informações devem ser organizadas em um banco de dados.

Caso essa pesquisa seja apresentada para várias pessoas, é importante que ela tenha um tom didático. Ou seja, qualquer pessoa que trabalhe na empresa terá um panorama sobre o perfil dos clientes ou da concorrência, por exemplo.

Para quem vai realizar a primeira pesquisa de mercado, é muito relevante escolher as perguntas certas. São elas que irão gerar as informações que as empresas realmente necessitam. Em vez de questões genéricas, o melhor a fazer é criar perguntas específicas sobre determinado mercado.

A importância da pesquisa de mercado para a percepção do cliente

Todos os registros sobre os clientes têm a possibilidade de oferecerem uma infinidade de dados, como comportamento de compra, demografia, entre outros.

Ao analisar essas informações, e observar as tendências do mercado, as empresas têm a chance de se anteciparem sobre qualquer mudança de percepção no público-alvo.

Por outro lado, essa também pode ser uma excelente oportunidade para explorar novos mercados e também desenvolver soluções inéditas.

Nesse sentido, uma pesquisa de mercado bem detalhada pode fazer toda a diferença no sucesso de uma estratégia. Independentemente se uma empresa já está bem estabelecida em seu segmento. Nunca é demais conhecer o perfil dos clientes e também da concorrência.

A pesquisa de mercado também tem peso fundamental na medição da eficácia do marketing da empresa. Se durante uma pesquisa, um produto X é bem menos popular do que um produto Y, pode ser um alerta para que um deles possa sofrer alguma alteração.

Por vezes, o produto é muito bom, mas falta uma comunicação melhor. Em certas ocasiões, ocorre o inverso. O produto tem baixa qualidade, mas é bastante conhecido pelo seu público-alvo.

Portanto, como visto nesse artigo, entender como funciona a pesquisa de mercado, sobretudo para novos empreendedores, é vital para que eles possam manter o negócio deles funcionando por muito tempo, desde um pequeno negocio de agua mineral na praia do estaleiro até um banco digital.