Porque seu currículo não foi selecionado pelo RH?

Porque seu currículo não foi selecionado pelo RH?

Quem está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado sabe o quanto pode ser difícil encontrar uma oportunidade. São tantos currículos enviados, poucas respostas e entrevistas que, muitas vezes, não dão certo e nem se sabe os porquês.

Apesar de ser um erro dos recrutadores não informar aos candidatos sobre o motivo de uma recusa, é importante fazer uma autoavaliação para entender o que pode ter comprometido o processo seletivo. Seja para um emprego temporário ou não, é importante ser proactivo para entender o que realmente aconteceu.

Quer descobrir os principais motivos que desqualificam candidatos em uma oportunidade de emprego? Continue lendo o artigo que preparamos sobre o tema, logo abaixo.

Excesso de informações

O primeiro ponto que elimina muitas pessoas de um processo seletivo é o excesso de informações (endereço completo, número de documentos, fotos, etc.). E isso acontece por total falta de conhecimento dos candidatos, que acreditam estar montando um documento mais completo e atraente.

Assim, lembre-se que o tempo dos recrutadores é bastante escasso, e eles precisam lidar diariamente com a análise de dezenas de CV, entre outras tarefas da área. Portanto, procure deixar seu currículo o mais objetivo possível, para que ele possa ser selecionado mais facilmente.

Uma vez que você seja um perfil ideal para a posição, eventualmente o recrutador irá entrar em contato. Mas, o mais importante é não ser descartado por excesso de informações irrelevantes, mesmo com um perfil qualificado.

Falta de objetividade

Sobre objetividade, o currículo deve ser o mais sucinto possível, trazendo informações relevantes para a posição que você pretende ocupar. Desse modo, além de facilitar o trabalho do recrutador, ele não ficará perdido com o que você deseja para sua carreira.

Por exemplo: um candidato que prepara o currículo para vários tipos de vaga, seja por um “desespero” em encontrar rapidamente um emprego ou por preguiça em criar currículos focados em uma posição de trabalho.

Desse modo, mesmo que você tenha interesse em algumas áreas, precisará mostrar aos recrutadores que está procurando uma posição específica, ok?

Autoelogios exagerados

Fazer uma apresentação assertiva, que mostre aos recrutadores as suas qualidades, de forma breve e direta, é totalmente diferente de um autoelogio gratuito e usado apenas para se exibir perante os recrutadores.

Portanto, se você quer se apresentar corretamente, utilize algumas frases que podem ser inseridas no seu currículo. Elas vão dar o destaque que você espera, sem que os recrutadores fiquem entediados ou achando que você fala mais do que faz.

Trabalhos antigos e irrelevantes

Se você procura uma vaga para engenheiro de software, não faz sentido colocar no currículo um estágio de mecânica de 15 anos atrás, certo? Por mais que a experiência ajude na formação como profissional, não cometa o erro de citar trabalhos que não tem ligação direta com a posição almejada.

Lembre-se: as informações do currículo devem ser objetivas e alinhadas com o perfil que você busca atualmente. Assim, remova os excessos ou dados que não ajudem no processo seletivo.

CV fora do perfil da vaga

Mais um erro bastante comum e que, certamente, faz você ser preterido para uma vaga. Um currículo fora do perfil anunciado, obviamente, vai fazer com o que os recrutadores deixem seu documento de lado, focando em candidatos alinhados com a posição aberta.

Mesmo que você julgue ser uma boa ideia, pensando que algum “jeitinho” por parte dos recrutadores vai te ajudar, essa atitude não é recomendada em nenhuma situação. Portanto, candidate-se para vagas que estão dentro de seu perfil profissional.

Pretensão Salarial acima do esperado

Para algumas vagas, os recrutadores podem listar a faixa salarial da posição e isso serve como filtro de candidatos, afinal, quem se candidatou provavelmente está confortável com a remuneração oferecida.

Sendo assim, não desperdice o tempo daqueles que fazem a seleção de candidatos com pretensões salariais acima do ofertado. Respeite o perfil da vaga, bem como o salário e benefícios oferecidos, e se candidate apenas ao que for adequado para você.

Conquiste o emprego dos seus sonhos

Por mais que seja difícil conquistar um novo emprego ou entrar no mercado de trabalho, é importante se atentar para as boas práticas de recrutamento para não perder chances preciosas de recolocação.

Alguns detalhes, por mais irrelevantes que pareçam, são importantes para os recrutadores e podem te dar vantagens ou te excluir deliberadamente de um processo seletivo. Pesquise também algumas recomendações de recrutadores sobre o que privilegiam no currículo ou através de amigos e colegas que já passaram por um processo de recrutamento semelhante ao que se propõe candidatar. Toda a informação extra que conseguir obter serão pontos a seu favor na hora da decisão.

Assim, seja cuidadoso e mostre as qualificações de forma objetiva, clara e que destaque suas maiores qualidades profissionais.

Deixe uma resposta