Tendências de design, inovação e sustentabilidade no setor de iluminação marcam o primeiro dia da Expolux Digital Week

Tendências de design, inovação e sustentabilidade no setor de iluminação marcam o primeiro dia da Expolux Digital Week

O evento do ano para o setor de iluminação já começou. A Expolux Digital Week abriu a programação ontem, 10, com discussões importantes sobre o momento de mercado e as inovações que devem pautar a indústria, como economia circular, impressão 3D e tendências de design.

Mostrando como a pandemia influenciou o consumidor e o setor de iluminação na busca por novas soluções, a Arquiteta e Diretora Comercial da Luxion Iluminação, Fernanda Tissot, conduziu a primeira apresentação sobre O design na Iluminação, em que abordou a importância de diferentes funcionalidades nos dispositivos de luzes, assim como a parceria com indústrias de outros segmentos. Um dos exemplos usados por ela foi a luminária de mesa “Nido”, elaborada para tornar as escrivaninhas e mesas mais confortáveis para realização de atividades profissionais.

“Houve uma adaptação das casas para espaços de trabalho, a luminária foi desenvolvida com empresa de móveis, para estações de home office”, revelou a arquiteta, que também destacou projetos envolvendo inovação como a “Luminária UVC”, que une luz e desinfecção dos ambientes com uso consciente da tecnologia.  

A originalidade também foi assunto na palestra. Com base nisso, a especialista reforçou outra tendência do processo artesanal de confecção de luminárias, o que ela chamou de “slow production” (baseada no conceito slow food), por envolver uma produção seriada, mas diferente do ritmo industrial. “A gente passa a enxergar o processo de uma forma mais humana, já que o tempo de fazer é diferente. Não vejo isso como um problema. Na indústria da moda, por exemplo, quanta coisa é feita à mão. Isso é poesia”, afirma.

No final da apresentação, a arquiteta reforçou a importância do reconhecimento da criatividade do design. “ Valorizem o que é original, o que é feito pela indústria brasileira, valorizem os profissionais, porque muitas vezes, para chegar ao resultado final, a gente leva dois anos”, concluiu.   

Outras duas palestras completaram o dia: Iluminação Circular: a luz como ferramenta de sustentabilidade, ministrada pelo Arquiteto e Gerente de Produto da Omega Light, Ricardo Fahl, que mostrou como é possível desenvolver uma cadeia de reaproveitamento de materiais, processos mais sustentáveis e a importância das parcerias com outras instituições para fortalecimento da rede de valor; e Impressão 3D na Iluminação: inovação sem limites, que destacou uma das inovações do mercado que tem atraído o interesse dos consumidores, pelas possibilidades de criações e desenhos a partir da tecnologia de imprimir formas com largura, altura e profundidade, apresentada por Thiago Vieira, Desenhista Industrial e Líder de Inovação do Grupo Lumicenter Lighting.

O evento continua nesta quarta-feira (11), a partir 16h, com as seguintes palestras: A influência da luz na vida noturna das cidades, com o Engenheiro Eletrônico e Gerente Comercial da Ilumatic Iluminação, Anderson Mendes, Iluminação Pública e a Telegestão: novas tecnologias, aplicações e normativas, com o Engenheiro Eletricista, Diretor Comercial da Tecnowatt Iluminação, Luciano Rosito, e A importância do Led na iluminação pública, com o Engenheiro Eletricista e Gestor de Novos Negócios na Trópico Iluminação, José Gimenes.

No dia 12, haverá rodada de negócios nacionais envolvendo compradores convidados e indústrias do setor.

Saiba mais sobre o evento em https://www.expolux.com.br/pt-br/expolux-digital-week.html.