Tendências de tecnologia para o segundo semestre

Tendências de tecnologia para o segundo semestre

Conheça as principais tendências de inovação e descubra como elas podem impactar a sua rotina.

A tecnologia já está totalmente integrada ao nosso dia a dia. Basta olhar ao redor para notar como a inovação transformou as nossas vidas. Não é por acaso que, a cada dia, cresce mais a compra de acessórios e equipamentos e, consequentemente, a procura por cupons de desconto como o cupom Polishop, uma das principais lojas do segmento.  

Para quem gosta de tecnologia e de acompanhar as tendências de inovação no setor, vale a pena conferir as expectativas relacionadas ao segundo semestre de 2023.

Inteligência Artificial adaptável

No final de 2022 e início de 2023, o mercado de inovação teve um grande abalo com o lançamento da nova versão do ChatGPT.

A ferramenta de Inteligência Artificial foi criada pela OpenAI e vem sendo aprimorada desde 2020 (ano do seu primeiro lançamento). Em 2023, ela chegou tão afinada que fez com que muitas empresas de tecnologia começassem a correr atrás da IA. 

A expectativa para o segundo semestre está bastante alta quando o assunto é Inteligência Artificial. Especialmente a IA Adaptável.

A IA Adaptável está relacionada ao uso de interações robóticas e sua adaptação às interações humanas, com o propósito de otimizar processos e promover um ganho na experiência dos consumidores. 

O ChatGPT é só o início de uma nova era dentro do setor de tecnologia e podemos nos preparar para novos produtos, serviços e soluções voltadas para o uso da Inteligência Artificial e sua adaptação às demandas dos consumidores. 

RPAs

A criação de softwares voltados para a automatização de tarefas está diretamente relacionada com a aplicação da Inteligência Artificial.

Não é por acaso que as RPAs são uma tendência forte no segundo semestre de 2023. Basicamente, essa tecnologia executa seus processos a partir de regras previamente estabelecidas. 

O seu objetivo é otimizar tempo e recursos investidos em tarefas repetitivas, e que podem ser realizadas por RPAs. O seu uso permite que as empresas direcionem os profissionais para setores e atividades mais estratégicas e deixem os sistemas responsáveis pelas atividades repetitivas.

Segurança da informação

Provavelmente você tem observado um aumento das propagandas de grandes empresas de tecnologia focando na abordagem da segurança e confidencialidade de informações.

Isso não está acontecendo por acaso. O avanço da Inteligência Artificial trouxe consigo o aumento da preocupação com a segurança das informações dos usuários.

Como se não fosse suficiente, o mercado tem observado um aumento preocupante nos ataques cibernéticos. Conforme a empresa Trend Micro, no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 31% nestes ataques. 

Os ataques envolvem uso indevido de informações, invasão de privacidade, autenticação de dados e prejuízos financeiros. 

Por isso, esse é um assunto que está no radar das empresas de tecnologia, dos consumidores e do mercado de uma maneira geral. A expectativa é que o segundo semestre esteja focado em implementar soluções e mudanças que ajudem a combater os desafios envolvendo a proteção das informações e segurança dos usuários de tecnologia. 

Estima-se, inclusive, que alguns países podem banir subcampos de Inteligência Artificial, como, por exemplo, o do reconhecimento facial. Essa medida está associada a uma estratégia de proteção da privacidade e redução de ataques cibernéticos.

Esse é um tema super em alta e no qual vale a pena se aprofundar. Seja você profissional da área de tecnologia ou simplesmente usuário, a proteção é um ponto-chave para o uso eficiente das ferramentas tecnológicas. 

Ampliação da competição entre streamings

Por fim, não podemos deixar de mencionar os serviços de streaming. Enquanto as empresas brasileiras criam serviços de streaming, o mercado internacional está criando novas maneiras de atrair a atenção dos consumidores.

O surgimento de novos serviços faz com que ocorram mudanças nos valores e planos, favorecendo os consumidores graças à ampliação da competitividade.