Viagem para o Peru: Dicas de roteiro

Viagem para o Peru: Dicas de roteiro

A melhor época para conhecer o Peru dependerá muito do tipo de viagem que você almeja. De forma geral, podemos dizer que o país possui um clima diversificado. O que, na prática, costuma significar temperaturas moderadas na costa, noites frias na serra e fortes chuvas na selva. Mas, se você não abre mão de um clima estável, o ideal é agendar sua viagem para o Peru nos meses de junho e julho, sobretudo, sem esquecer que estes são meses de alta temporada.

Já no período de dezembro a março, por exemplo, apesar de ser temporada de chuva, os termômetros costumam ficar nas alturas e os preços tendem a ser mais atraentes, com uma ressalva: a Trilha Inca costuma fechar no mês de fevereiro, para manutenção. Por outro lado, se formos falar especificamente sobre cada região, a dica é: priorize os períodos de abril a dezembro, para a selva; de dezembro a março, para a costa; e de junho a setembro, para a serra.

Dicas Viagem para o Peru

Dicas que vão fazer diferença na sua viagem para o Peru

•    Roupas leves devem ter espaço garantido na mala, assim como tênis e outros sapatos confortáveis. Contudo, não se pode esquecer das peças de frio e impermeáveis, sobretudo quem for visitar as regiões montanhosas. Chapéu ou boné, óculos de sol, protetor solar e repelente de inseto também são itens imprescindíveis.

•    Se é a primeira vez que você viaja para um destino de grande altitude, é bom ir preparado, pois o corpo costuma reagir à diferença de clima através de dores de cabeça, enjoos, tonturas e outros sintomas. Para evitar que isso aconteça, o recomendável é não realizar atividades que demandem esforço físico nos primeiros dias da viagem ao Peru. Reserve-os para se acostumar ao ambiente e priorize comidas leves e muita hidratação.

•    A visita a Machu Picchu deve seguir uma série de regras, como limitação de horário e de número de visitantes. Portanto, o ideal é garantir o seu ingresso com antecedência. Para quem deseja conhecer também Huayna Picchu, por exemplo, o indicado é o que o ingresso seja adquirido ao menos três meses antes da viagem ao Peru.

Roteiro de viagem para o Peru

Roteiro de viagem para o Peru

Lima

Nada mais justo do que começar o roteiro de viagem para o Peru por sua capital. Engana-se quem pensa que Lima é apenas ponto de chegada ou de partida. Por lá, além de uma gastronomia reconhecida internacionalmente, você verá museus, edifícios coloniais, templos religiosos e outras atrações históricas e culturais. Casa de Pizzaro, Shopping Larcomar e Catedral de Lima são alguns dos locais que não podem faltar na lista.

Huaca Pucllana

Huaca Pucllana

Huaca Pucllana é um dos sítios arqueológicos do Peru, que está situado justamente na região metropolitana de Lima. Em uma área de 150 mil m², o local abriga uma pirâmide gigante erguida entre 200 e 700 d.C, além de praças, muros, salão de exposições, pátios e até restaurante.

Parque de La Reserva

O parque de La Reserva é outra atração que vale a visita na capital peruana, principalmente à noite. O local é palco para o maior espetáculo de águas dançantes da América Latina, onde jatos de água são lançados a cerca de 80 metros de altura e se movimentam conforme a música e com iluminações especiais.

Linhas de Nazca

Linhas de Nazca

Não deixe de incluir as Linhas de Nazca no seu roteiro de viagem para o Peru, pois a experiência é incrível. O passeio consiste em sobrevoar o Deserto de Pampa Colorada, uma região marcada por gigantes e misteriosas figuras geométricas, humanas e animais. Estima-se que os desenhos foram feitos entre 400 e 650 anos D.C, mas descobertos apenas em 1927.

Machu Picchu

Impossível falar de viagem para o Peru sem incluir Machu Picchu que, além de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A cidadela perdida lhe proporcionará conhecer mais a fundo a cultura e história inca, além de prestigiar uma incrível paisagem em meio a templos, vales, praças, museus, arquitetura de pedra intocada e muita natureza em uma região montanhosa.

Vale Sagrado

Vale Sagrado

Outro local que promete paisagens incríveis é o Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos. Além de vários rios, como o Urubamba, você verá monumentos arqueológicos, templos, ruínas incas, casebres típicos, povoados indígenas e muito mais em uma região montanhosa de cair o queixo.

Cusco

Cusco não é apenas um caminho para o Vale Sagrado ou Machu Picchu. A cidade já foi capital do império inca e, por isso, garante uma riqueza cultural sem precedentes, além de uma impressionante arquitetura. Plaza de Armas, Iglesia de la Compañía de Jesus, Catedral de Cusco, Qoricancha e o Templo do Sol estão entre as principais atrações da cidade, que está a mais de três mil metros do nível do mar.

Parque Arqueológico de Sacsayhuaman

Parque Arqueológico de Sacsayhuaman

Esta é outra atração de Cusco que não pode ficar fora da sua viagem para o Peru. Sacsayhuaman é um complexo que reúne 33 sítios arqueológicos no alto de uma montanha. Portanto, além do forte e do trono inca, prepare-se para apreciar uma vista incrível pelo caminho. Inclusive, o local é palco para Festival Anual Inti Raymi, famoso ritual inca de culto ao deus Sol que acontece em junho.

Lago Titicaca

O Lago Titicaca é outra atração famosa tanto do Peru, quanto da Bolívia, já que ele está situado na fronteira entre os dois países. É considerado o lago navegável mais alto do mundo e o maior lago da América do Sul, em volume de água, além de berço da cultura inca. Lá, você também verá sítios arqueológicos preservados, embarcações típicas e uma vista diferenciada dos Andes para fechar sua viagem para o Peru com chave de ouro.

Lago Titicaca