Viagens internacionais a trabalho: etiqueta e considerações culturais

Viagens internacionais a trabalho: etiqueta e considerações culturais

Pesquisar antecipadamente sobre o destino é uma das principais estratégias para evitar desconfortos.

Viajar envolve diversas preocupações que não acabam após a compra da passagem ou da escolha da hospedagem. Quando a viagem é a trabalho, os cuidados devem ser dobrados para evitar desconforto tanto para o anfitrião quanto para quem está se deslocando para um destino muitas vezes desconhecido.

Não basta garantir um seguro viagem para a Europa se você for visitar esse continente, por exemplo. É preciso se informar sobre a cultura, os costumes e como se portar durante os dias da estadia. Para se preparar antes de uma viagem internacional a trabalho, confira algumas dicas a seguir:

Cuidado com o contato corporal

No Brasil, é comum que as pessoas cumprimentem até mesmo desconhecidos com beijos na bochecha e abraços. Ao redor do mundo, nem sempre é assim, e esse contato corporal próximo pode ser visto até mesmo como um ato de desrespeito ou invasão de espaço. Por isso, a dica é evitar os toques, principalmente em compromissos mais formais ou com pessoas desconhecidas. 

O ideal é sempre oferecer um aperto de mão como opção ou uma saudação verbal. Dessa forma, você evita desconforto para ambas as partes e pode aumentar o contato caso haja abertura ou a pessoa nativa tome a atitude. 

Se informe sobre os costumes com gorjetas

O hábito de dar gorjetas pode parecer estranho para os brasileiros, considerando que, culturalmente, o mais próximo que temos disso são as taxas de serviço aplicadas em restaurantes e estabelecimentos. Já em outros países, como nos Estados Unidos, as gorjetas são quase uma “obrigação” social, e não pagá-las pode ser visto como uma falta de etiqueta. 

Antes de embarcar para o seu destino a trabalho, informe-se sobre os costumes em relação a esse pagamento. Assim, você estará pronto para agir conforme esperado caso aconteça algum almoço ou passeio externo em que seja necessário consumir algum produto ou serviço.

Seja pontual em todos os compromissos

A pontualidade não é um dos hábitos mais comuns relacionados ao nosso “jeitinho brasileiro”, mesmo quando o compromisso é trabalho. Por aqui, é normal que pequenos atrasos de até 15 minutos sejam vistos como imprevistos, algo comum que pode acontecer. Já em outros países mais rígidos, um atraso de 2 minutos já pode ser visto como uma falha na etiqueta.

Para evitar desconfortos, o ideal é se programar para chegar com alguns minutos de antecedência aos compromissos, mantendo a pontualidade. Caso aconteça algo muito diferente e você precise se atrasar, avise com o máximo de antecedência possível e justifique esse atraso.

Não escolha roupas muito diferentes das usadas pelos nativos

Todo ambiente de trabalho tem um dress code. Durante uma viagem internacional, não seria diferente! Além dos cuidados básicos com a roupa, é essencial que a cultura e a moda dos nativos seja levada em consideração. 

Evite usar cores extravagantes, peças curtas e que destoam muito da cultura local. As mulheres devem ter cuidado redobrado com os costumes de vestimenta, principalmente em países mais conservadores e religiosos. 

Pesquise ao máximo sobre o destino antes de embarcar

Apesar de muitos pontos serem comuns entre os países, não existe uma regra única de etiqueta na hora de fazer uma viagem internacional. Por isso, o ideal é pesquisar o máximo possível sobre o país de destino, a cultura e os parceiros de negócios que estarão lá. 

Quanto mais informações você tiver, mais fácil fica se adequar e seguir as regras de etiqueta. Caso surja alguma dúvida pontual ou uma situação inesperada durante a estadia, a dica é perguntar sempre para uma das pessoas responsáveis pela viagem.