7 Técnicas de captação de clientes

7 Técnicas de captação de clientes

É fato que as empresas jamais existiriam sem a presença de consumidores. Em algumas vezes, com a pressa de atraí-los, as organizações acabam não investindo um tempo suficiente para o planejamento.

Um bom plano de captação de clientes é essencial para otimizar e agilizar o ciclo de vendas, gerando assim cada vez negócios sólidos e que não resultarão em churn lá na frente.

Nesse artigo, vamos lhe mostrar as melhores técnicas de captação de clientes. Além das dicas que vamos lhe passar, indicamos que você faça Cursos Online da área do marketing digital. O curso vai lhe oferecer muito conhecimento para você pode aplicar na sua carreira.

Saber como se deve captar clientes é uma das mais desafiadoras funções de um bom profissional da área de vendas. Pode parecer até óbvio, porém na verdade existem diversas funções desempenhadas por um vendedor que vão muito além da venda em si, como, por exemplo:

  • Estudar o mercado;
  • Conhecer cada vez novos produtos e serviços;
  • Preparar-se para reuniões de vendas;
  • Preparar materiais de apresentações;
  • Fazer relatórios e orçamentos de vendas;
  • Fazer o atendimento de clientes atuais;
  • Fazer vendas consultivas.

Saber como captar clientes é uma competência central que deverá ser desenvolvida por vendedores que querem se destacar cada vez mais. As outras são importantes também, porém com o aumento constante de sua carteira e o consequente incremento das entradas de novos negócios na empresa será um dos objetivos fundamentais para qualquer organização.

Um bom plano de captação de clientes: por onde deve começar?

O primeiro passo para uma excelente construção de um bom plano de captação de clientes é identificar o seu ICP (Ideal Customer Profile). O perfil de cliente ideal para você será aquele que se identifica com o seu negócio e compreender o valor do seu produto.

Com uma estratégia de venda focada no ICP, ela tende a facilitar a criação de materiais de marketing, além de otimização e da abordagem de leads para obter cada vez os melhores resultados. Isso vai economizar tempo, dinheiro e esforço. 

Depois da identificação do ICP, cabe agora ao Marketing investir em excelentes técnicas de captação para os clientes. Entre elas, devemos citar a publicação de conteúdos educativos ou a prospecção ativa dentro da base de leads com perfil desejado.

É fundamental destacar que não basta acumular prospects, será preciso garantir que eles sejam as melhores oportunidades possíveis para o seu negócio. 

O objetivo é ter leads que avancem no funil, que realizem a compra e continuem gerando faturamento para a sua empresa. Estamos falando especificamente do Lifetime Value (LTV), uma métrica que quantifica o valor de cada cliente para as organizações.

1° Dica: Defina qual será perfil de seus clientes

Seja a sua clientela formada por pessoas físicas ou jurídicas, é sempre possível determinar qual será o perfil de seus futuros clientes.

Temos sempre um material pronto para que você possa consultar todos os detalhes sobre a criação deste perfil e como captar cada vez mais clientes com ele.

2° Dica: Indicações de clientes atuais

Podemos definir que o relacionamento é algo fundamental. Há diversos clientes com os quais desenvolvemos um contato muito próximo e de confiança. Essas pessoas podem nos indicar as suas soluções para outras empresas, apresentar compradores ou executivos de negócios.

É claro que eles jamais vão lhe apresentar concorrentes deles, porém elas vão recomendar sempre empresas de outros segmentos que podem usar as mesmas soluções que você oferece.

3° Dica: Clientes antigos de concorrentes

Muitos vendedores costumam ter uma carreira que vai passar por vários empregadores, e algumas vezes até disputados no mercado.

Veja sempre se algum cliente de outros tempos não se encaixa nos produtos ou serviços que você oferece atualmente, na empresa em que está trabalhando.

4° Dica: Rede de relacionamento com vendedores

Da mesma forma que têm muitos empregadores, os vendedores terão muitos colegas no mercado. Sempre busque entrar em contato com aqueles que têm mais afinidade e tente trocar informações.

5° Dica: Internet

Sites de sindicatos, de associações patronais, de agências reguladoras e até mesmo de empresas concorrentes são uma excelente fonte de informações de empresas que usam os produtos e os serviços que você vende.

6° Dica: Inbound e Marketing de Conteúdo

Você pode criar o seu blog que seja cheio de informações relevantes do que participar de blogs de outras empresas ou de grupos de profissionais. Pois com o seu blog, você criará mais engajamento para a sua empresa.

E além disso, o blog poderá ter um sistema e ferramentas que são capazes de mostrar aos seus clientes os produtos e os serviços que você oferece. Definimos isso de Inbound Marketing, uma excelente técnica que vai se basear em SEO e em conteúdo relevante. Esse conteúdo você aprende em um bom Curso Online de marketing.

7° Dica: Sites de anuncios de empregos

Não pense que estamos sugerindo que você procure por uma nova oportunidade de carreira dentro do mercado.

Essa é uma excelente dica de como captar cada vez novos clientes, você estará oferecendo vaga para novos funcionários, e ao mesmo tempo, estará divulgando o seu produto.

Atualmente, existem diversos sites gratuitos que anunciam vagas, portanto, eles são uma excelente fonte de prospects para você.

Depois de ler sobre as 7 Técnicas de captação de clientes, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.