A empresa deve oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários?

A empresa deve oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários?

Ao oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários as empresas acabam se beneficiando. Mas, será essa uma obrigação?

As empresas possuem diversas obrigações legais com os seus colaboradores. É preciso fazer o registro, pagar salários, oferecer condições adequadas de trabalho e outras.

Os cuidados preventivos para saúde dos funcionários são necessários e estão relacionados com a segurança do trabalho.

É claro que alguns desses cuidados são obrigatórios, por exemplo, oferecer equipamentos de proteção individual. 

O que se tem percebido nos últimos tempos é que as organizações podem ir além. Existem outras maneiras de garantir o bem-estar dos profissionais e que acaba sendo opcional.

A empresa deve oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários?
Imagem: Pixabay

A empresa deve cuidar dos colaboradores?

O bem mais precioso de qualquer empresa são os colaboradores. Eles é que garantem a força de trabalho capaz de garantir a continuidade dos negócios. Ao oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários todos saem ganhando.

Profissionais que recebem a devida atenção costumam ser mais satisfeitos. Eles produzem mais o que acaba sendo vantajoso para a empresa.

Os que não estão satisfeitos costumam produzir menos e elevar os gastos. Eles ainda aumentam os indicadores de absenteísmo e são mais propícios a acidentes de trabalho por desatenção. 

As organizações que investem em saúde preventiva acabam sendo mais atrativas. O espaço se torna mais adequado e desejado para o trabalho. O resultado é retenção dos colaboradores e atuação no mercado de trabalho.

Outro ponto é que ao cuidar das pessoas, são evitados acidentes de trabalho. Casos de bullying e assédio também são prevenidos porque se cuida da saúde mental e proporciona um clima organizacional saudável.

Esses fatores psicológicos podem acarretar prejuízos se não forem adequados. No futuro a empresa poderia sofrer processos trabalhistas se não cuidasse preventivamente da saúde mental. 

Como oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários?

Fica fácil compreender porque a empresa precisa de cuidados preventivos para saúde dos funcionários. Dessa forma ela garante produtividade, um ambiente saudável e evita problemas legais.

Para oferecer esses cuidados podem ser adotadas diferentes ações. Veja algumas delas.

  • Oferecer um plano de saúde 

O plano de saúde coletivo ou empresarial permitirá que os funcionários tenham acesso aos cuidados necessários para garantir seu bem-estar. 

É claro que com ele é possível tratar doenças e garantir que a pessoa fique mais saudável. Entretanto, os cuidados preventivos são bastante visados, pois evitam que a pessoa adoeça.

A forma como o benefício será oferecido depende de cada organização. Ele pode ser totalmente subsidiado ou ter os custos divididos com o colaborador. 

  • Disponibilizar apoio psicológico

Os cuidados psicológicos são vistos com mais relevância do que há anos atrás. Eles garantem que os profissionais não adoeçam com problemas mentais.

Consultas com psicólogos e plataformas de oferecem cuidados mentais são grandes aliadas nesse quesito. 

Além disso, os gestores devem garantir que os colaboradores não sofram pressão e nem assédio. Eles devem ser um dos primeiros a oferecer esse suporte psicológico. 

  • Investir na qualidade de vida

A qualidade de vida está totalmente relacionada com os cuidados preventivos para a saúde dos colaboradores.

Os postos de trabalho devem ter ergonômicos para que as tarefas sejam desempenhadas sem sobrecarga. Além disso, oferecer ginástica laboral contribuiu com esse fator e ajuda a prevenir doenças como a DORT.

Ações de conscientização também são necessárias. Por exemplo, incentivar a vacinação quando houver campanhas e combater o fumo e sedentarismo.

  • Focar na alimentação

A boa alimentação é fundamental na prevenção de doenças. Para que fiquem saudáveis, os profissionais devem ter acesso a uma dieta equilibrada.

Empresas que possuem refeitório no local e disponibilizam as refeições, devem ter um nutricionista. Ele será capaz de elaborar um cardápio que supra as necessidades diárias e seja saudável.

Quando não há essa possibilidade, fornecer um vale-alimentação ou refeição é essencial. Esse benefício permite que o funcionário consiga se alimentar e dessa forma ter uma nutrição adequada.   

  • Realizar pesquisas de clima organizacional

O clima da empresa pode ser um aliado ou vilão. Se está positivo, com pessoas trabalhando em equipe, informações claras e respeito deve continuar dessa forma. Se existem problemas que geram pressão, desrespeito e desmotivação, devem ser identificados. 

A pesquisa de clima organizacional permite o monitoramento do ambiente de trabalho e identificar problemas. Fazendo esse levantamento é possível investir constantemente em melhorias e ajudar a cuidar da saúde mental e física. 

Oferecer cuidados preventivos para saúde dos funcionários não deveria ser um questionamento. Essa é uma necessidade e é essencial para as empresas que buscam o melhor para seus profissionais.

São os cuidados preventivos para saúde dos funcionários que garantem profissionais produtivos e a continuidade dos negócios. As organizações que ainda não têm esse cuidado, podem reverter esse quadro, mesmo que muitos deles não sejam obrigatórios. 

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.