Escritório compartilhado é tendência no Brasil e no mundo

Escritório compartilhado é tendência no Brasil e no mundo

De acordo com uma nova pesquisa feita em 2019 pela empresa Clutch, especialista em análises e coleta de informações, mais de três quartos das pessoas estão satisfeitas com seu espaço de coworking. Os escritórios compartilhados, que antes eram uma tendência entre pessoas que possuem o próprio negócio, agora são uma realidade que agrada empreendedores – no Brasil e no mundo.

Os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre os principais benefícios e pontos positivos que os seus espaços de coworking oferecem tanto para os empreendedores e empresários tanto para clientes e visitantes. Citado por 94% daqueles que fazem o uso do escritório compartilhado como principal ponto positivo, a presença de cafés e lanchonetes ou qualquer tipo de alimentação e bebidas, ficou na liderança entre os benefícios.

57% dos entrevistados citaram a localização privilegiada e de fácil acesso; 55% citou a interação com outros empreendedores e proprietários; 53% falou a respeito da flexibilidade de horários e do fluxo de trabalho; e 51% disseram sobre o senso de comunidade e coletividade. Além disso, foi unanimidade a praticidade entre os entrevistados, que falaram sobre o quão benéfico é não ter que se preocupar com o funcionamento da Internet, contas fixas e variávei, limpeza e outros tipos de manutenção, que permitem que o empreendedor foque apenas no seu negócio e no serviço que oferece.

REALIDADE NO BRASIL TAMBÉM AGRADA

Segundo o censo realizado pelo site Coworking Brasil, o crescimento do número de escritórios compartilhados no Brasil saiu de 238 em 2015 para absurdos 1497 espaços em 2019. O crescimento acima de 500% supera a média mundial de 200%. E se os números crescem, a quantidade usuários desses espaços também.

A cidade de São Paulo lidera a lista entre os municípios brasileiros com mais espaços, somando 388 até a realização da pesquisa. A maior cidade do país é seguida por Rio de Janeiro, com 106 escritórios compartilhados, Belo Horizonte (64), Porto Alegre (54) e a Curitiba, capital do Paraná, com 44.

Outro número impressionante mostra a distribuição dos espaços de coworking pelo brasil: mais de 195 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes já possuem pelo menos um coworking.

MUITO MAIS QUE UM ESCRITÓRIO

Muito mais do que um escritório compartilhado, o espaço de coworking pode oferecer diversos serviços e utilidades para empreendedores e empresários que não querem ter o próprio espaço, se preocupando com custos e manutenções desnecessárias.

O escritório virtual é um serviço que permite que profissionais e empresas de diversas áreas tenham endereço comercial, como se fosse o da sua empresa, além de ter recebimento de encomendas, serviço de recepção e secretária, além de poder usar salas de reunião.

Outros serviços oferecidos são as salas de treinamento, espaços ideais e com estrutura completa para realizar seu evento, ministrar um curso, workshop ou palestra, salas comerciais e salas de reunião. Todas essas opções são ótimas para pequenos, médios e grande empreendedores que pretendem utilizar de todos os benefícios que um espaço de coworking oferece.

Quem opta por trabalhar em um coworking terá o conforto de um escritório tradicional: recepção, salas, estrutura de alto padrão com internet e tecnologia avançada. E tudo – ou somente – o que você precisa é estar ali, disposto a aproveitar daquele momento com foco no seu crescimento profissional.

Deixe uma resposta