Fontes de energia renováveis e não renováveis: conheça as diferenças

Fontes de energia renováveis e não renováveis: conheça as diferenças

Diante da crise energética que o mundo enfrenta, as discussões acerca das fontes de energia renováveis e não renováveis se tornam cada vez mais importantes. Saber diferenciar essas fontes de energia e avaliar as suas vantagens é fundamental para a estabilidade econômica do mundo a longo prazo.

As energias renováveis, como o próprio nome indica, são aquelas que não se esgotam, ou seja, estão sempre em renovação na natureza e, depois, falaremos sobre elas.

As energias não renováveis são as que acabam na natureza e podem trazer diversos problemas para o bem do meio ambiente.

Esse assunto tem sido muito falado nos dias de hoje, afinal, o aumento do efeito estufa e do aquecimento global tem reunido países em conferências mundiais que visam a redução do consumo de energias não renováveis.

A meta é diminuir cada vez mais a produção de energia não renovável (queima de combustíveis fósseis e energia nuclear) para usar mais as renováveis (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, etc.)

Abaixo, vamos falar mais sobre os dois tipos de geração de energia que os humanos mais têm usado.

Fontes de energia renováveis e não renováveis: conheça as diferenças e como elas são geradas

As fontes de energia que utilizam a força dos ventos e das águas, por exemplo, são chamadas de renováveis, já que, a natureza está sempre produzindo mais vento e mais incidência solar, também, outra fonte de energia usada de forma sustentável.

Por isso, vamos falar como elas funcionam, para que as pessoas entendam porque essas gerações são tão importantes para a vida humana.

Energia eólica

Os parques eólicos (que no Brasil são mais encontrados no nordeste) são os responsáveis pela geração de energia elétrica através do vento.

São enormes postes com hélices em seu cume, onde são instaladas muitas turbinas que captam a energia gerada pela força dos ventos.

O movimento das pás em sentido giratório faz com que esses módulos aerogeradores de energia mecânica em elétrica sejam uma das principais fontes de energia sustentável.

O mecanismo usado pelas usinas eólicas é similar aos dos antigos moinhos, em que o movimento circular das pás transfere a força para as engrenagens que fazem a moagem dos grãos.

O que impede que essa produção aconteça em larga escala é o alto investimento para sua instalação, mas quem busca uma fonte de energia renovável, essa é uma das mais vantajosas.

Energia solar

Não podemos falar sobre fontes de energia renováveis e não renováveis sem citar a energia solar, afinal, essa geração é uma das mais limpas e inesgotáveis, sobretudo no Brasil, onde recebemos uma enorme incidência do sol em nosso país.

Diferentemente da energia eólica, esse tipo de geração de energia conta com ondas eletromagnéticas solares que incidem sobre painéis montados no solo para receber esses raios diretamente.

A movimentação de elétrons nas placas solares faz com que esses painéis transformem essa energia do movimento eletrônico em energia elétrica.

E, como o sol ainda vai durar muito tempo, a natureza continuará produzindo essa energia para a humanidade de forma limpa e renovável.

Energia hidrelétrica

A força das águas é muito utilizada no Brasil, pois, aqui temos muitos rios extensos que possibilitam essa geração de energia limpa.

Cerca de 90% da energia elétrica brasileira usada nas casas vem de uma usina hidrelétrica e, por isso, ela é a mais atrativa para nós que moramos em uma nação rica de rios.

No entanto, alguns impactos que os seres humanos têm causado na natureza podem estar diminuindo a potência hidrelétrica brasileira, afinal, o baixo nível dos reservatórios dessas usinas, fazem com que as distribuidoras tenham que recorrer às prejudiciais energias não renováveis.

Por isso é importante entrarmos no assunto sobre fontes de energia renováveis e não renováveis, afinal, uma polui o meio ambiente, enquanto a outra é limpa e garante que tenhamos um futuro melhor.

Veja abaixo a ação de energias não renováveis no meio ambiente, para entender porque elas são tão prejudiciais, mas que, por enquanto, são inevitáveis.

Fontes de energia não renováveis

Veja abaixo a ação de energias não renováveis no meio ambiente, para entender porque elas são tão prejudiciais, mas que, por enquanto, são inevitáveis.

Combustíveis fósseis

Derivados do petróleo são usados como combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica em grandes empresas como uma caldeiraria e uma indústria automotiva, afinal, a produção de metais que é feita nesses locais demanda uma imensa quantidade de energia e seria inviável usar alguma fonte renovável para geração de tanta força elétrica.

Esse tipo de geração de energia é a responsável pela maior parte das poluições atmosféricas mundiais e são elas que devem ser reduzidas para quem espera um mundo melhor no futuro.

Usinas nucleares

Muito usadas nos países que não possuem muitas fontes renováveis como o Brasil, as usinas nucleares são um bom exemplo de fonte de energia não renovável, afinal, a fissão nuclear de elementos como o urânio gera muito calor e a geração desse tipo de energia faz com que essa prática seja muito perigosa, apesar de poluir menos que o petróleo, por exemplo.