Guerra nas Estrelas e Gestão

Guerra nas Estrelas e Gestão

Escrito por Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr

Fonte: www.starwars.com

Muitos, assim como eu, assistiram os filmes da trologia Star Wars/Guerra nas Estrelas e seus personagens memoráveis, sendo mais recentemente vindo outros três filmes para se juntarem a série e contarem toda a história dos cavaleiros Jedi e seus sabres de luz.

Uma frase do Mestre Yoda, quando estava ensinando o Luke os poderes Jedi, tem uma relação muito forte com a realidade das empresas e de como devemos agir.

Relembrando a cena: Nave do Luke Skywalker atolada (submersa) num pântano sujo e fedorento. O Luke tenta com o poder da mente erguer a nave e não consegue. Então ele diz: “Não adianta, eu tento mas não consigo”.

Diante disto, com toda sapiência, o Mestre Yoda assim dita:

“Faça ou não faça. Não existe tentar”.

Então, o Mestre retira a nave com a força do pensamento…

O que este filme nos traz de lição?

A primeira e óbvia: Não desista.

A segunda, igualmente óbvia: Persista.

A terceira, mais ou menos óbvia: Somente com força e ação conseguimos os objetivos.

E qual a conclusão que você chegou?

Bem, como assisti todos os filmes, já conhecia o enredo, estória, contexto. A frase impacta mais pelo você pode, você é capaz, do que qualquer outro aspecto.

Mas, somente isto basta para que as pessoas possam ser bem sucedidas em suas carreiras?

Claro que não.

Talvez esteja nas entrelinhas do que já disse, mas vamos deixar as claras: O Luke somente cresceu no filme, ganhou batalhas e tudo mais porque ele tinha os elementos da liderança em seu sangue: Confiar em si mesmo, usar as adversidades como trampolim e principalmente visão da totalidade do contexto para tomar decisão.

O foco em si mesmo é fundamental na sua carreira. Acreditar nas suas potencialidades faz toda a diferença.

As adversidades sempre existiram e vão existir. Senão não teria graça! Já pensou num mundo sem desafios? Agora, quando você confia em si mesmo, você acredita que é capaz, as adversidades poderão lhe atingir, mas não te derrubar.

E como não poderia ser diferente, sem analisar o contexto em que você está inserido, não existe como qualquer negócio, projeto ou ideia ir adiante.

Para você poder acertar com um único tiro o buraco do respiro que levava a destruição da estrela da morte você tem que ter estes elementos na sua vida.

E você? Como lida com você mesmo, as adversidades e tudo que acontece ao seu redor?

Deixe uma resposta