O que um advogado criminalista faz?

O que um advogado criminalista faz?

Quero saber o que um advogado criminalista faz? Esta é uma ótima pergunta para quem está interessado em seguir carreira no Direito. Mas, também é uma excelente questão para quem precisa dos serviços de um advogado para um processo da área criminal.

E, como vamos ver ao longo desse artigo, as possibilidades de carreira para um advogado criminalista são bem diversificadas. Porque, especializar-se nesta área do direito confere a oportunidade de trabalhar de diferentes formas.

Então, o advogado criminalista não precisa ficar restrito à defesa de réus em tribunais. Embora, essa seja uma das suas principais ocupações. Continue lendo e entenda.

Confira o que um advogado criminalista faz

O Direito criminalista é uma das áreas mais dinâmicas para quem quer seguir carreira como advogado. Afinal, esse profissional está diretamente envolvido com a proteção do direito de ir e vir.

Logo de cara, os advogados criminalistas não ficam restritos a seus escritórios e tribunais, mesmo quando defendem réus na justiça. Porque, também faz parte da sua atuação nesses casos ações como:

  • Visitar o cliente na penitenciária ou delegacia;
  • Entrar com recursos, pedido de habeas corpus, liberdade provisória, e assim por diante;
  • Fazer a defesa do cliente em inquéritos policiais e ações penais;
  • Realizar pedido para instalação de queixa de crime.

Mas o advogado criminalista também atua em outras áreas, além da defesa de seus clientes.

O que um advogado criminalista faz como Delegado de Justiça?

Um advogado criminalista pode atuar como delegado de Justiça, uma carreira pública bastante técnica. Portanto, requer um conhecimento muito profundo de leis e ótimo raciocínio jurídico.

Esse profissional atua na Polícia Civil ou na Polícia Federal. Já as suas funções incluem:

  • Chefiar delegacias (Polícia Civil);
  • Abrir inquéritos policiais (Polícia Civil);
  • Realizar a condução de perícias e processos investigativos (Polícia Civil);
  • Atuar na seleção de provas e também em investigações (Polícia Federal).

Promotor de justiça 

O que um advogado criminalista faz? Além do que já mencionamos, ele pode ser um promotor de justiça. Outra carreira pública de sucesso e que requer um amplo conhecimento em leis.

Chamado também de promotor público, o promotor de justiça atua no Ministério Público. Pois, a sua função é fazer a acusação de crimes considerados públicos.

Esses ilícitos penais incluem crimes graves como tortura, assassinato e crimes com requinte de crueldade. E também as práticas criminosas impetradas contra o Estado.

O profissional que desejar se candidatar a essa carreira deve ter se formado em Direito, passado na OAB e ter três anos de experiência. Porque, esses são os requisitos dos concursos públicos para entrar na carreira de promotor de justiça.

O que um advogado criminalista faz como juiz criminal?

Um advogado criminalista pode se tornar um magistrado, ou seja, pode atuar na carreira mais visada entre os profissionais de Direito. 

Mas, para isso é preciso ser aprovado em vários exames difíceis e complexos, como provas objetivas, provas de títulos, exames orais etc. Logo, é preciso muita dedicação e estudo, além de experiência prévia na área criminal.

O cargo de Juiz criminal pode ser estadual ou federal e é um cargo público vitalício. Já as suas funções incluem analisar e julgar processos criminais, realizar audiências e emitir despachos.

Dicas finais 

Vale lembrar que o advogado criminalista pode atuar tanto como advogado particular, quanto como defensor público. Porque, a lei brasileira determina que todos têm direito a defesa. Entretanto, muitas pessoas não possuem recursos para pagar um advogado.

Ao atuar como um Defensor Público, os honorários ou salário do advogado é pago pelo governo. Portanto, essa também é uma escolha que os advogados criminalistas possuem na hora de decidir sua área de atuação.

A carreira jurídica de advogado criminalista, independente do que o profissional fará, requer ética, bom senso e qualidades morais. Além disso, é preciso ter habilidade de oratória, ser comunicativo e ter boa argumentação.

Agora você já sabe o que um advogado criminalista faz. Dúvidas? Comente no nosso blog!