Quais incentivos estão fortalecendo o crescimento da energia solar

Quais incentivos estão fortalecendo o crescimento da energia solar

A energia solar se destaca como uma importante alternativa para geração de energia elétrica, uma vez que se utiliza de uma fonte renovável e constante. Além disso, esta é uma opção considerada sustentável, pois não gera poluentes, não prejudica o meio ambiente e não exige uma grande área de instalação.

A principal desvantagem da energia solar está em seu alto custo inicial. As placas fotovoltaicas que captam a energia do sol utilizam uma tecnologia que ainda demanda elevado investimento, bem como os demais dispositivos de conversão, armazenamento e distribuição. Também é necessário conhecimento especializado no momento de dimensionar e instalar o sistema, o que demanda a contratação de uma equipe técnica.

Para fortalecer o crescimento da energia solar e responder aos diversos questionamentos ambientais a respeito da necessidade de uma matriz energética mais limpa e sustentável, os brasileiros contam com determinados incentivos para aquisição e instalação do sistema. Entenda melhor a seguir.

Conheça os principais incentivos da energia solar

Atualmente, a maioria dos incentivos à energia solar é proveniente dos setores privados. Muitos bancos oferecem linhas de crédito especiais para o financiamento de equipamentos destinados à geração de energia. Além disso, muitos investidores têm se mostrado interessados no setor, priorizando projetos que incentivam a produção de energia limpa.

Para quem adere a estas modalidades, a expectativa de retorno financeiro por meio da economia com a conta de luz geralmente acontece entre 5 e 7 anos, sendo muito vantajoso considerando o longo prazo. Para os empresários, este tipo de investimento pode ser benéfico para os negócios, pois está associado à responsabilidade social.

Recentemente, o Governo Federal anunciou o lançamento do programa Pró-Sol, que incentivará a geração e uso de energia solar no Brasil, com o intuito de fazer com que a matriz energética do País seja mais limpa e sustentável. A proposta deverá ser apresentada com maiores detalhes nos próximos meses, e também deverá ser uma importante ferramenta para possíveis emergências energéticas.

Atualmente, já é possível contar com importantes incentivos como:

  • Isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Isenção de impostos por importação dos equipamentos e componentes do sistema de energia solar;
  • Isenção da contribuição para o PIS/Pasep;
  • Isenção da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Financiamento da Caixa Econômica Federal para todos os equipamentos do sistema de energia solar, válido para empreendedores privados que atuam nos setores de energia e bioenergia.

Saiba mais sobre a energia solar

Vale lembrar que a energia solar traz inúmeros benefícios tanto para quem investe neste tipo de recurso como para o meio ambiente e para a população em geral. O sistema de geração tem uma vida útil bastante longa, que utiliza uma fonte energética gratuita e amplamente disponível. Além disso, este é um tipo de energia limpa e renovável, que não polui o meio ambiente e ocupa pouco espaço.

Como desvantagem, é possível apontar apenas o fato de não ser possível gerar energia à noite e o alto custo de aquisição. Este último fator, entretanto, está gradualmente sendo superado no País.

Ainda assim, tudo indica que a energia elétrica deve ficar cada vez mais escassa no Brasil, então é necessário seguir buscando por opções mais sustentáveis.