Seja responsável! #Avidacomoelaé

Seja responsável! #Avidacomoelaé

Se tem algo abominável é o tal do coitadismo e vitimismo. Isto acaba com qualquer profissional, por melhor que ele possa ser.

Aspectos como este da personalidade destroem a carreira, uma vez que a pessoa sempre acha que tudo que acontece é responsabilidade de outras pessoas e sempre há culpados pelas suas desgraças pessoais.

Precisamos compreender que somos responsáveis pelo que acontece na nossa vida. Como há afirmou o provérbio Chinês: O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.

Se algo não está como você gostaria, o que você tem feito para mudar? Quais suas atitudes?

Como na física, se permanecer inerte, continuará inerte na vida.

Um belo artigo do Flávio Augusto da Silva nos brinda com esta reflexão:

 

Você é responsável por 100% de tudo que acontece em sua vida. Não lamente, aja.

Se as coisas não estão saindo como você planejou, identifique seus erros e não demore para corrigi-los. Não perca tempo se lamentando ou tentando achar os supostos culpados. Simplesmente aja e assuma que, ainda que você não tenha culpa, será, como sempre, responsável por 100% de tudo que acontece em sua vida.

Não confunda culpa com responsabilidade. Nem sempre você é culpado, mas sempre será responsável. Pensar assim pode ser duro, mas, em contrapartida, vai lhe dar a chancela para ser o único responsável por virar o jogo. Ou seja, quando você terceiriza sua responsabilidade, junto com ela, terceiriza seu protagonismo, assumindo o tão comum e corriqueiro papel de vítima. Cair nessa armadilha maldita do coitadismo e vitimismo também significa terceirizar sua dignidade e capacidade de reagir.

Sem reação, sua vida não sairá do lugar bem diante de seus olhos, enquanto você só terá tempo para se convencer de que a vida é injusta. Reaja e supere as injustiças, assumindo o leme de sua vida, começando bem pequenininho, mas sonhando grande e crescendo aos poucos até chegar aonde você deseja. Planejamento, paciência, disciplina e determinação. Desculpe, mas não existem atalhos.

Nada é fácil, mas tudo é possível. Possível apenas para uma minoria que assume sua responsabilidade. Impossível para a grande multidão que decidiu terceirizar sua responsabilidade e, com isso, abandonou sua chance de conquistar o sucesso e a realização.

Assuma sua responsabilidade, pare de se esconder e mãos à obra, porque a verdade é que lutar por nossos sonhos dá muito trabalho. E, cá para nós, trabalhar duro não é bem a especialidade e tampouco a preferência de muitos…

Flavio Augusto da Silva

https://www.linkedin.com/pulse/culpa-x-responsabilidade-flávio-augusto-da-silva?trk=pulse-det-nav_art

 

E agora?

O que muda nas suas atitudes e planejamento com todo exarado?

Vai continuar esperando o destino, a mega sena, o seu chefe para que tudo mude?

Que tal parar de culpar outros pelo seu sucesso e ir atrás dele, mudando o que for necessário, inclusive de emprego, casamento, tipo de vida?

Se você acordou hoje, está com saúde e tiver vontade, o mundo é seu. Basta ir atrás.

#ForçaFocoFé

#MãosaObra

__________________________________________________________________________
Pensamentos escritos por Gustavo Rocha Giraldello
Consultoria Gustavo Giraldello – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
 
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333
Contato Integrado: gustavo@giraldello.com.br [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook]

Deixe uma resposta