Supermercados: entenda a importância do gerenciamento contábil

Supermercados: entenda a importância do gerenciamento contábil

Não dá para menosprezar a importância do gerenciamento contábil em supermercados. Qualquer um que conheça a realidade do segmento “por trás das gôndolas”, por assim dizer, pode confirmar que gerenciar um negócio do tipo não é fácil. É muita burocracia, cuidados financeiros, contas e cálculos para garantir que tudo saia do jeito certo, e que é possível aproveitar o crescimento no faturamento.

Infelizmente, essa não é uma questão que será facilmente resolvida nos supermercados do futuro. Pelo contrário: por mais que os modelos de negócios de mercados do futuro tragam muitas inovações, os desafios contábeis e financeiros permanecerão os mesmos. Por isso, é vital entender a importância do gerenciamento contábil em supermercados para entender mais sobre o assunto.

Quer entender a importância do gerenciamento contábil em supermercados? Então siga a leitura do artigo abaixo e veja alguns pontos sobre o assunto!

A importância do gerenciamento contábil em supermercados em 5 pontos

1. A margem de lucro do estabelecimento

Quem já trabalhou com o setor de supermercados sabe que a margem de lucro desses estabelecimentos não é a maior de todas. Como os produtos chegam ao supermercado prontos, a possibilidade de adicionar lucro em cima é reduzida. Além disso, ainda há a disputa com outros mercados, que não permitem que o preço seja muito alto. Ainda que haja crescimento no faturamento anual, isso não significa que as situações ficaram mais folgadas.

Considerando os custos de armazenamento, pessoal e de manutenção do mercado, sobra pouco lucro na venda de cada produto. Por essa razão é necessário ter um gerenciamento contábil de qualidade, que possa analisar cada contexto, traçar estratégias e agir de forma consultiva para posicionar o mercado de maneira mais precisa e controlada.

2. A emissão de notas diversas

Um supermercado precisa lidar com um fluxo muito grande de notas. De um lado, existem todas as notas de compra que podem (e, em muitos casos, devem) ser emitidas e controladas. Praticamente todo fornecedor pede uma nota de compra, já que precisa disso para a sua própria contabilidade.

Depois, há as notas de venda. Como os supermercados vendem para o consumidor final, não precisam emitir nota, apenas o cupom fiscal. No entanto, é necessário controlar esse documento para melhor prestação de contas posterior.

Portanto, é necessário ter um trabalho que lide com essa emissão de notas de maneira mais fácil, organizada e com registros sólidos. Para isso, é importante ter um bom time de contabilidade, com as ferramentas certas para esse tipo de trabalho.

3. A declaração de todos os ganhos

Um supermercado tem um faturamento muito alto. Também tem muitos custos para que funcione, claro: compra de material, salários dos funcionários, energia e muito mais. Por isso tem aquela margem de lucro pequena que mencionamos.

No entanto, é importante entender que é preciso fazer a declaração precisa de todos esses ganhos e com muito detalhe. Isso porque a Receita Federal costuma analisar com mais atenção empreendimentos que não precisam emitir nota fiscal aos clientes e que contam com grande fluxo de caixa, já que são lugares que podem “lavar dinheiro” mais facilmente.

Por isso, a declaração dos ganhos do supermercado deve ser feita com muita atenção, sendo conferida adequadamente.

4. A relação com centenas de fornecedores

Um ponto importante no gerenciamento contábil de supermercados é a relação com as centenas de fornecedores que a empresa tem. Afinal de contas, cada marca de cada produtor que o mercado vende é um fornecedor diferente e existe muito para se lidar com isso do ponto de vista contábil.

São documentos a emitir, contatos a realizar e uma boa relação a manter. O papel do time contábil nessa parte é o de cuidar de todos os documentos para garantir que a relação será bem gerenciada e não trará problemas para nenhum dos lados.

5. As obrigações trabalhistas

Por fim, vale mencionar que um supermercado precisa de uma equipe grande para funcionar. É claro que já existem protótipos de mercados totalmente automatizados que não precisam de muitos funcionários, como o modelo da Amazon que não tem caixas.

Atualmente, no entanto, os supermercados precisam de longas equipes para gerenciar tudo, equipar cada setor, repor itens nas prateleiras, atender os clientes e muito mais.

Por isso, existem muitas obrigações trabalhistas a lidar, desde fazer a folha de pagamento até recolher impostos e fazer as contribuições patronais. Tudo isso deve ser cuidado com muita atenção, pois uma falha pequena hoje pode ter consequências negativas daqui a alguns anos, quando aquele funcionário precisar de toda a papelada para se aposentar.

Agora que já viu a importância do gerenciamento contábil em supermercados, o próximo passo é garantir que você contratará um bom escritório de contabilidade em Volta Redonda ou qualquer outra cidade para ajudar a gerenciar o seu mercado do jeito certo. Não esqueça de contar com o apoio de profissionais especializados para não errar nessa tarefa complexa e alcançar os melhores resultados possíveis.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!