Vamos voltar a ser criança?

Vamos voltar a ser criança?

Ser criança parece tudo de bom e é mesmo. Agora, já pararam pra pensar que ser criança tem atitudes que deveriam ser mantidas na vida adulta?

Não podemos esquecer que a criança nos ensina, assim como ensinamos a ela. Lógico, não vamos confundir com as pessoas que esquecem de crescer e são eternas crianças, em atitudes, imaturidade e outras coisitas.

Contudo, as crianças em idade de crianças são perspicazes e cada vez mais inteligentes, nos dando verdadeiras aulas de como ser, agir e proceder.

Destaco 5 pontos em que a criança em idade ensina a criança adulta:

Foco

Já perceberam na criança que quando ela quer, ela não esquece, ela vai atrás, ela fixa foco?

Já tentaram tirar de uma criança um brinquedo? E atrapalhar algo que ela está assistindo na TV?

Ela não quer saber, ela tem foco, ela sabe o que quer e não se distrai por qualquer coisa.

E você no seu trabalho? Tem tanto foco que uma mensagem no whatsapp ou do facebook faz você perder mais de 30 minutos para voltar aonde estava?

Com foco podemos mais. Com foco fizemos o que é preciso ser feito e depois podemos ter tempo para distrações sem culpa de não ter feito o que precisava ser feito.

Foco é ganho de tempo.

Dedicação

Da mesma forma que a criança tem foco, ela se dedica pra aquilo que quer. Tanto, que corre riscos pode desconhecer os riscos, mas não mede esforços para resolver o que passa naquela cabecinha linda.

Já viram uma criança tentando escalar algo? Ou tentando caminhar?

Se não consegue, ela busca outro jeito, mas não desiste. Exceto se estiver com sono ou cansada, senão, é pura energia focada no resultado.

E você? Qual a dedicação que tem para o seu trabalho?

Dizer que acorda cedo e trabalha de sol a sol não é dedicação, é uso do tempo empregado para realizar a tarefa. Pode levantar as 5 da manhã e sair do trabalho as 10 da noite, mas se for disperso e sem dedicação o seu resultado será pífio, muito menor do que quem trabalha poucas horas, mas produz com foco e dedicação.

Dedicar-se significa estar alinhado ao negócio, aos valores, objetivos e métodos de fazer.

Aprendizado

Além de foco e dedicação, crianças aprendem muito rápido. Elas percebem as atitudes de quem está a sua volta e fazem adaptações de rumo e de foco rapidamente.

Ao invés de ficarem nos cantos reclamando, elas mudam os rumos e alcançam seus objetivos.

Vamos supor que a criança queira entrar na cozinha. Você tira ela de lá, ela com foco, dedicação e aprendendo que você não quer ela lá, ela disfarça, ela finge brincar com outras coisas e quando você estiver distraído, ela vai a cozinha. Ela aprendeu que na distração, você não pega ela.

E no mercado, aprendemos assim? Ou ficamos nos lamentando pelos erros e poucos acertos?

Nos falta visão de mercado, pessoas, estrutura. Exatamente o que a criança tem: aonde ela está, com quem e como ela pode fazer a mudança.

Tecnologia

Quem tem filhos sabe que tecnologia é surpreendente: Eles ja nascem sabendo. Enquanto nós demoramos pra aprender algo, para eles parece algo nato.

Eles não se cansam de aprender e se tiver algo novo, eles fazem questão de aprender para se tornarem conhecedores e experts no assunto.

E você? Tem aprendido o que nos últimos tempos? Não venha me dizer que apenas sabe o que sabe e está bom, porque sem aprendermos tecnologia ficamos obsoletos.

Tecnologia quando útil, se transforma em resultado prático.

Como a tecnologia está ajudando a sua vida?

Pense e aprenda a tecnologia com foco e dedicação.

Marketing

Se tem algo que as crianças sabem fazer é marketing pessoal.

Desde cedo, com menos de 1 ano de idade, elas já sorriem para conquistar dos pais benevolência e tudo mais que elas quiserem.

Com o tempo, aprendem quando os pais estão bravos, quando estão felizes e quando os limites devem existir.

E como você tem feito o seu marketing pessoal? Como estabelece relacionamentos para conseguir objetivos? Não digo isto de forma ruim, mas sim de entender a dinâmica de se relacionar e ter contatos para conquistar espaço e objetivos.

E isto vale dentro do escritório também. Se relacionar é exercer a liderança!

Enfim,

Com foco, dedicação, aprendizado, tecnologia e marketing as crianças mudam as vidas de seus pais. Se você não esquecer disto na vida adulta, poderá mudar a sua vida!

#PenseNisto

_________________________________________________________________________________________________
Pensamentos escritos por Gustavo Rocha Giraldello
Consultoria Gustavo Giraldello – Gestão e Tecnologia Estratégicas
 
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333
Contato Integrado: gustavo@giraldello.com.br [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook]

Deixe uma resposta