Você é, REALMENTE, um empreendedor? (parte 2)

Você é, REALMENTE, um empreendedor? (parte 2)

*Por Wilson Giglio (Diagnóstico Empresarial – Parte 2)

(veja o artigo anterior)

Perguntinha interessante não é mesmo? O que é SER um empreendedor?

Será que garra, força de vontade, determinação e ALGUMA experiência são as características mais importantes do empreendedor? Bem, com certeza tudo isto ajuda, mas você….. Precisa ter outros atributos e características para poder ser chamado de “EMPREENDEDOR”, vamos ver algumas?

1.1 ) EXPERIÊNCIA PESSOAL

A primeira característica, se é que podemos chamar assim, é a EXPERIÊNCIA. Qual a sua experiência no negócio que você quer abrir ou já tem? Ela é suficiente? Será que você não teria que estudar mais alguma coisa para, realmente, ter a experiência necessária para ter o seu próprio negócio. Será que você já sabe tudo o que precisa para poder ser dono do seu próprio “NARIZ”, como dizem por ai? Você terá que ter experiência em: administrar pessoas e empresas, compradores e fornecedores, bancos e financeiras, planejamento e organização, etc… Você já tem tudo isto?

1.2) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Além de tudo o que já mencionamos acima você tem experiência no RAMO DE ATIVIDADE que quer trabalhar ? Domina 100% tudo o que precisa ou vai aprender com os erros? Você sabe calcular todos os custos envolvidos no seu produto ou mercadoria ou serviço? Você sabe “fazer” o preço de venda? Você conhece todos os impostos, contribuições, taxas, emolumentos e encargos da sua empresa? Você sabe quais são todas as obrigações legais (federais, estaduais e municipais) da sua empresa para poder “COBRAR” tudo isto do seu contador ? Você sabe quais são as suas RESPONSABILIDADES como empresário para atender TODA a legislação do país (mesmo que o serviço seja terceirizado a responsabilidade é do EMPRESÁRIO) ?

1.3) EXPERIÊNCIA FINANCEIRA

É lógico que principalmente neste tema o EMPREENDEDOR tem que ser craque. Afinal os CONTROLES FINANCEIROS de uma empresa é que irão gerir e garantir, de certa forma, que o empreendimento de certo. Um bom controle, rápido e eficaz, irá proporcionar ao empresário mais tranqüilidade. Como um bom EMPREENDEDOR que você é deverá conhecer MUITO BEM: Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa, Controle de Estoque, Custos, negociação com bancos, ser bom em cálculos financeiros, fazer uma contabilidade básica de sua empresa (mesmo que você tenha um contador terceirizado para outros serviços), saber o que são despesas fixas e variáveis, calcular impostos e contribuições, etc…

1.4) EXPERIÊNCIA COMERCIAL

De nada adianta toda a experiência em outros setores se você não tiver o TINO comercial, para compras e vendas. Este tipo de coisa pode já nascer de dentro de você, mas se não este o seu caso, poderá estudar e se aprimorar neste setor, bem como nos demais. Mas será muito importante você conhecer tudo a respeito de: saber comprar/vender, saber calcular os custos, saber calcular o preço de venda, saber de quem comprar, quando comprar, ou para quem vender, qual o público alvo do seu negócio, você conhecer bem o ramo é fundamental para que isto aconteça.

1.5) TOMADA DE DECISÕES

Como você é? Estuda, analisa e depois toma as decisões ou, simplesmente, faz o que lhe vem na “telha” de imediato?  Como você age frente a decisões que tem que ser tomadas de imediato? Pensa 10 vezes sobre o assunto rapidamente ou determina de improviso, tempestivamente? Você está preparado para isto?

1.6) RISCOS

Como você sabe durante a existência da empresa você irá enfrentar diversos riscos: de colaboradores, de compras, de vendas, de situações embaraçosas, de fiscais, de parceiros, etc… Nem todas as pessoas têm a mesma forma de agir e de pensar. Como empreendedor você sabe que terá que correr todos estes riscos e enfrentar os desafios de maneira tranqüila e com segurança. Sobreviver a estas instabilidades será um grande desafio que você já terá que ter disposição para isto. Muitas vezes as coisas não saem como queremos ou desejamos, isto acontece sempre, o que você deve fazer é ter persistência e confiança em tudo o que for fazer. É sempre uma boa oportunidade aprender com os eventuais erros.

1.7) INICIATIVA

Todo empreendedor deve ter iniciativa, fazer pesquisas, analisar e concretizar tudo o que for possível. Tudo estará intimamente ligado a realização do seu negócio e, conseqüentemente, a sua independência como empresário. Determine todos os passos que terá que dar, de preferência no PLANO DE NEGÓCIOS, para que a sua atuação como empreendedor empresário seja laureada de sucesso. A ambição é sempre necessária no empreendedor, é um caminho longo e difícil, mas se você tiver iniciativa, for dinâmico e ágil o caminho será fácil.

1.8)    CURIOSIDADE E VISÃO

Um outro pequeno grande detalhe e característica do empreendedor de sucesso. A curiosidade e Visão. Seja qual for o seu ramo de atividade você deve acompanhar o mercado e “visitar” seus concorrentes, saber quais são as novidades, novos produtos, novas técnicas, novas tecnologias. Você deve estar atento a todas oportunidades de novos negócios que poderá incorporar ao seu, a qualquer tempo.

Não se canse de procurar, tenha em mente que, a qualquer tempo, pode surgir uma idéia nova e você poderá tirar um bom proveito disto.

1.9)    ORGANIZAÇÃO

Você é organizado? Sabe organizar as coisas? Sabe organizar uma empresa? Estas e outras perguntas relacionadas à organização você terá que se fazer. Aonde guardar tal documento? Como vamos organizar o estoque?

Qual será o fluxograma de cada serviço que faremos internamente e externamente ? Como vamos organizar os colaboradores? Quais serão os horários da empresa e dos sócios? A organização abrange, na realidade, toda a empresa e todas as pessoas, veja se está preparado para organizar tudo de maneira que fique funcional e eficaz para todos, inclusive você mesmo.

1.10)    LIDERANÇA

Vamos direto ao ponto: você é um LIDER? Tem todas as características de um LIDER? Sabe “comandar” todas as pessoas que estão envolvidas com você?
Ser  LIDER é ser capaz de organizar, planejar, redirecionar esforços, manter a Motivação dos seus colaboradores, coordenar, etc… você tem tudo isto ? Você sabe que é você que terá que implantar a filosofia de trabalho ? Fazer com que todos tenham um bom relacionamento interpessoal ? Você saberá dar liberdade e autonomia a todos para que a sua empresa possa viver bem ? Sabe que terá que escutar a idéia e algumas sugestões de todos que trabalham COM você para que alcance o sucesso ?

1.11)    CAPACITAÇÃO

Muitas vezes nos deparamos com escolhas na vida que não sabemos para onde ir, neste caso, qualquer caminho serve. Mas hoje em dia você tem muitas possibilidades de aprender, de se capacitar para exercitar o empreendedor que já existe em você. Se você tem internet procure fazer alguns cursos de empreendedorismo, procure saber mais sobre o assunto. Faça alguns cursos de especialização na área que você escolhe, mesmo que já conheça bastante, se atualize. Você pode procurar, também, o SEBRAE de sua cidade ou na internet, para te ajudar. Eu mesmo já fiz 5 (cinco) cursos do SEBRAE pela internet, todos gratuitos, e posso dizer, com certeza absoluta, que são excelentes. Todos têm uma linguagem muito simples e são bem práticos para o aprendizado, além disto os instrutores ou coordenadores de cada cursos são excelentes profissionais, te ajudam em tudo o que precisar, vale a pena. Por outro lado você pode, também, visitar o site www.parceirodosempresarios.com.br onde terá 56 cursos, em cd, a sua disposição para aprender cada vez mais, com a vantagem de poder estudar e se aprimorar na hora e no lugar que quiser. Existem diversos outros sites para o empreendedor, basto procurar que, com certeza, você vai encontrar muitos. Visite cada um deles, tire dúvidas, faça o downloads de modelos, livros e muito material interessante para o seu aprimoramento. Você poderá, também, se associar a alguma entidade que o represente como uma Associação Comercial ou Clube de Lojistas, as mesmas sempre tem alguma coisa a te oferecer de bom. Você só tem a ganhar com isto.

1.12)    O SONHO: OPORTUNISMO ou ACHISMO

Por que você resolveu montar um negócio? É simplesmente um sonho ou você vislumbrou uma oportunidade no mercado? Você ACHA ou TEM certeza de que o SEU negócio vai dar certo por que viu um outro que não está trabalhando bem? Ou se para aquele “cara” deu certo, pra mim também vai dar? Ou se está todo mundo trabalhando com isto (Pizzaria, Lava Rápido, Vídeo Locadora, etc…) é porque este negócio dá dinheiro? Ou ao contrário de tudo isto: você fez uma pesquisa de mercado, identificou uma oportunidade excelente, fez um estudo completo da concorrência, identificou todos os possíveis clientes, seu produto é muito bom, tem um diferencial que irá revolucionar o mercado e tem certeza de sucesso. Estes são fatores primordiais para que o seu negócio, seu sonho, seja concretizado, já pensou nisto?  Se não pensou agora é a hora, não perca tempo, faça o que tenha que fazer com o pé no chão, com certeza de que, com muito trabalho e esforço próprio, o seu sonho pode virar realidade.

1.13)    TRABALHAR PARA VIVER OU VIVER PARA TRABALHAR

São duas coisas bem distintas. Em uma você terá um ramo de negócio que te fará escravo do tempo. Existem alguns ramos de atividade (Bar, Lanchonete, Pizzaria, Restaurante, Mercado (mercadinho, quitanda), Açougue, etc…) que farão com que você não tenha horário ( isto inclui, sábados, domingos e feriados ), pense: é isto mesmo que você quer ?

Você sabe que terá que deixar a família de lado? Não acompanhar o crescimento dos seus filhos ?  Não ter tempo para viajar, nem mesmo com a sua família ? Férias, então, nem pensar … Na hora de escolher o que vai fazer já tem que pensar em tudo isto…. o quanto ou o que da sua pacata vida como empregado você vai ter que esquecer ? Vai ter que deixar de lado ? Pense bem em tudo isto e, se possível, escolha um ramo de negócio onde você não vai ter que sacrificar muito o seu tempo, tente administrá-lo de forma que sobre tempo para você e sua família, afinal de contas, a melhoria de vida se dá se estiverem todos juntos, usufruindo do sucesso que vocês alcançarem. Saiba escolher o ramo.
Tenha em mente que você terá que ter tempo para gastar o dinheiro que você vai ganhar, senão não vai adiantar nada pois você não poderá aproveitar isto com a sua família.

…continua.

* Wilson Giglio é Contador, Administrador de Empresas, Consultor Empresarial e Palestrante, Autor do Manual do Empresário, do Manual de Rotinas Trabalhistas e de 22 Cursos em CD, voltado para empresários e seus colaboradores.

www.parceirodosempresarios.com.br

Diretor de Capacitação www.aceguarulhos.com.br

e-mail: wilson@parceirodosemrpesarios.com.br

Deixe uma resposta