terça-feira , 24 outubro 2017
Capa > Gestão > Atendimento > Magamobi é primeiro e-commerce ISO 10008 do Brasil

Magamobi é primeiro e-commerce ISO 10008 do Brasil

A Certificação da ISO 9001 e a Declaração de Conformidade da ISO 10008 foram oficializadas em agosto

A Magamobi1, maior especialista na venda online de celulares e smartphones, conquistou a Certificação da NBR ISO 9001 e tornou-se o primeiro e-commerce brasileiro a atender e receber a Declaração de Conformidade da NBR ISO 10008, a norma técnica que orienta as organizações na implementação do sistema de transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor (B2C). A ISO 10008 tem foco específico no e-commerce, por meio da qualidade no atendimento, confiança e satisfação do cliente digital, o que – conforme os diretores Jaison e Ioná Goedert – vai ao encontro dos valores e políticas da Magamobi.

Iso9001 Imagem“A ISO 9001 não é nenhuma novidade no mercado, mas quando o assunto é ser referência no comércio eletrônico não basta fazer o que os outros estão fazendo”, destaca Jaison, “é necessário ousar. Foi por isso que investimos em Gestão da Qualidade e buscamos a ISO 10008”. O processo de Certificação e Declaração iniciou em janeiro de 2015 e em apenas 6 meses, após auditoria externa e tendo atendido aos requisitos, a Magamobi foi recomendada pela empresa certificadora DNV GL – Bussiness Assurance.

Segundo o gerente de Qualidade, Claudio Schera, a Magamobi não vai parar por aí: “com a implantação de um sistema de gestão da qualidade orientado pelos requisitos da ISO 9001, aumentamos a qualidade dos processos e a efetividade dos procedimentos. Somamos a ISO 10008, que foca no relacionamento B2C (empresa com o consumidor) e ampliamos ainda mais o sistema de gestão da qualidade Magamobi, atuando com o princípio do foco no consumidor em todos os setores da organização. Com a junção das normas o resultado foi o fortalecimento da relação de confiança e satisfação dos nossos clientes com a marca. Agora já caminhamos para implementação da ISO 9004, voltada para melhoria sistemática, contínua e sustentada do nosso desempenho”.

A direção da holding – que tem como objetivo a Excelência em Gestão Organizacional e almeja alcançá-la com base nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com foco em resultados – afirma: “Queremos alcançar um crescimento sustentado e expandir a operação comercial dentro do território latino americano. E vamos fazer isso com estratégias bem definidas, inovação e aplicação de análises críticas”.

Entenda: Certificação NBR ISO 9001 e Declaração de Conformidade NBR ISO 10008

iso10008 imagemA norma ISO 9001 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade. É uma norma internacional adotada por
empresas em mais de 170 países que buscam melhorar a qualidade d
e produtos e serviços, demonstrando que há capacidade em atender as exigências dos clientes e da regulamentação legal aplicável. Após a implementação é necessário que um organismo certificador independente realize auditorias e verifique se tudo está condizente com a norma para então emitir a Certificação.

na ISO 10008 estão as diretrizes para as transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor (B2C). A norma fornece orientações para o planejamento, projeto, desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria de um sistema eficaz e eficiente, direcionando o e-commerce em seu comportamento em relação ao cliente, experiência de compra e satisfação.

O comércio eletrônico tem muito a ganhar observando as diretrizes das NBR’s, desde crescimento até a melhora na confiança do consumidor brasileiro em relação a compras online, mas apesar do desenvolvimento do e-commerce no país, o setor parece que ainda não se deu conta do quão importante é a normatização.

Schera alerta: “o Código B2C, somado ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), é o elo fundamental do relacionamento do e-commerce com o cliente. A Magamobi estabeleceu o seu código com base na confiança e satisfação do cliente com a marca, atentando para questões como transparência, clareza das informações, usabilidade, condições de compra, suporte e segurança”. (Conheça o Código B2C Magamobi em https://www.cissamagazine.com.br/codigo-b2c).

A Magamobi saiu na frente estabelecendo o código B2C e conquistando a Declaração de Conformidade, mas segundo a direção, “a maior conquista não foi o Certificado ISO 9001 e nem mesmo o destaque de 1º E-commerce ISO 10008 do Brasil, nossa maior conquista foi a interação entre os setores”. A diretora Ioná afirma: “antes eramos apenas departamentos onde cada um realizava a sua função, independentemente. Agora não, possuímos uma estrutura horizontal onde o colaborador tem pleno conhecimento para atender qualquer processo com o cliente e uma gestão por processos que promove o gerenciamento interfuncional em toda a organização”. Conforme o planejamento estratégico, todos os gestores são envolvidos e estão orientados por objetivos ligados entre si, norteados pela missão e visão da organização, respeitando seus valores e políticas e assim atingindo a conquista das metas individuais e dos objetivos de crescimento e expansão da holding.

Marilei Pessatti

1 A Magamobi E-Business S/A é a maior holding e-commerce especialista em celulares e smartphones com as lojas Cissa Magazine, Marcelo Smart, GuriVéio, Lidimania e Sam Store.

Investimentos em satisfação do cliente são prioridade

Magamobi investe R$ 1.2 milhão em desenvolvimento de plataforma E-commerce

Experiência de consumo e satisfação do cliente fazem a diferença!

Sobre Marilei Pessatti

Jornalista graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, FAC / UPF, e pós-graduada em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Unidavi, atua nas diferentes áreas do Jornalismo e da Assessoria de Comunicação e Imprensa através das mais diversas plataformas de suporte. Possui interesses nos âmbitos da Cibercultura, do Jornalismo Online, das Mídias e Redes Sociais, da Literatura, do Cinema e da Fotografia, acompanhando o surgimento e o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, atentando para o modo como a utilização e a difusão destas inovações influencia e converge o processo de transmissão das informações e pauta a produção dos conteúdos e dos discursos.

Check Also

Gartner anuncia oito dimensões dos Ecossistemas Empresariais

Analistas divulgarão tendências e estratégias dos ambientes empresariais                                                       durante o Gartner Symposium/ITxpo 2017, em São …

Deixe uma resposta